A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionbafa2814327a835dca0ed0bdc02fef9468ab35a2): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Programação sobre saúde mental movimenta universidade em Cabo Frio | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Programação sobre saúde mental movimenta universidade em Cabo Frio

Atividades da Semana de Luta Antimanicomial serão realizadas na terça-feira, dia 13


 Aproximar sociedade, usuários da Rede de Atenção Psicossocial e academia para refletir sobre o universo complexo que envolve a saúde mental e os dispositivos formais de cuidados para usuários e familiares. Esta é uma das propostas da X Semana de Luta Antimanicomial que o curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA) realiza, entre os dias 13 e 16 de maio. Cabo Frio abre as atividades na terça-feira, 13, das 8h às 22h, com rodas de conversa, minicurso, exposição e venda de artesanato. À noite, a partir das 19h, uma vídeoconferência com o doutor Silvio Yasui, encerra a programação.  

 

A Semana tem como objetivo reafirmar os princípios da reforma psiquiátrica brasileira, que prioriza o fim da reclusão dos indivíduos portadores de doenças mentais. O evento terá a presença de participantes dos Centros de Atenção Psicossocial e dos de Álcool e Drogas (CAPs e CAPs/AD, respectivamente) dos municípios de Cabo Frio, Araruama e São Pedro da Aldeia. A troca de experiências se dará por meio das rodas de conversa, que desafiará usuários, familiares, profissionais da rede pública, universitários e professores a compartilhar suas vivências. O público será dividido em três grupos de discussão: a relação do CAPS com a rede intersetorial; as políticas e atenção ao álcool e outras drogas; e, ainda, os cuidados à família na Rede de Atenção Psicossocial. O professor Luiz Lessa explica que esta metodologia possibilita uma troca social muito rica, que pode auxiliar no processo de mudança do imaginário coletivo acerca da loucura e da capacidade produtiva dos indivíduos considerados "loucos".

 

Lessa sugere que a discussão seja ampliada além dos universo acadêmico, pois há muito equívoco sobre a loucura, especialmente no que se refere ao convívio harmonioso entre os protagonistas e a sociedade. "A experiência é o que transforma. Um encontro maior com as figuras protagonistas levará a sociedade a valorar de maneira diferente esta relação", ressalta, enfatizando a necessidade de respeito à diversidade. Para o professor, a abordagem equivocada da mídia contribui para o descompasso da percepção social. "A violência urbana em nada tem a ver com estes indivíduos", frisa.


Curso


Profissionais que trabalham com saúde mental, especialmente nos CAPs e CAPs/AD, podem participar do minicurso "Acompanhamento terapêutico como dispositivo clínico na atenção psicossocial", que será realizado das 15h30 às 17h30. A capacitação é gratuita e as inscrições devem ser feitas com antecedência, pelo e-mail minicursocabofrio@gmail.com.

 

 

Vídeoconferência

 

A partir das 19h, o doutor Silvio Yasui apresentará suas considerações sobre "O papel dos Centros de Atenção Psicossocial na Rede de Atenção Psicossocial". Esta é a primeira vez que a palestra será transmitida por videoconferência numa programação pública no campus Cabo Frio. Yasui é psicólogo, com doutorado em Saúde Pública, professor universitário e autor do livro "Rupturas e encontros: desafios da Reforma Psiquiátrica Brasileira".

Categorias: Educação

Fotos da notícia




Outras notícias