A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionfd6451158c49371ef1336beb3ac3428f346f7005): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Pescadores comemoram últimos resultados após período de muitas vendas | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Pescadores comemoram últimos resultados após período de muitas vendas

Profissionais defendem a continuidade do defeso e ordenamento pesqueiro na Lagoa de Araruama


Osresultados na venda de pescado na Semana Santa mostraram a todos os resultados das obras e intervenções para a revitalização da Lagoa de Araruama iniciadas há 15 anos articuladas pelo CILSJ. O período de 3 meses do defeso na lagoa, onde os pescadores pararam de pescar permitindo a reprodução das espécies, a fiscalização e as ações de ordenamento pesqueiro implantadas, permitiram que espécies como robalo, tainha, perumbeba, saúba e camarão, em tamanhos e quantidades que há muito tempo não eram vistos, fossem pescados na Lagoa. 


Em função deste resultado, pescadores das cidades do entorno da lagoa se reuniram com o presidente do CILSJ para declarar que voltaram a ter orgulho de ser pescador e que já estão podendo começar a viver novamente em função da pesca e que, para que isso possa continuar, precisam da manutenção do defeso, do ordenamento pesqueiro e da fiscalização na lagoa.


Conquistas ameaçadas


Apesar da melhoria das condições para a troca de águas do mar com a lagoa, do retorno das espécies e da possibilidade dos pescadores voltarem a viver exclusivamente da pesca artesanal, nem tudo está perfeito e essas conquistas estão sob ameaça.

Segundo Arnaldo Villa Nova, presidente da plenária de ONG’s da Região dos Lagos e coordenador da CT de Monitoramento do Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João, “Alguns pescadores insistem em praticar pesca predatória e são suspeitos de afundar barcos de pesca e queimar redes. Cometem violência contra os pescadores que buscam manter regras para uma pescaria sustentável.” 


De acordo com Arnaldo este grupo não obedece as regras estabelecidas para a pesca na Lagoa de Araruama e busca agora inviabilizar a portaria regulatória discutida na Câmara Técnica de Pesca do Comitê de Bacia Lagos São João e implantada pela Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro – FIPERJ e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA. Uma das reivindicações deste grupo é a alteração da pesca com uso de redes de malha de 12 mm para as redes de malha de 10 mm, o que comprometerá o desenvolvimento das espécies, podendo trazer grandes prejuízos para a pesca.


Para a presidente da Colônia de Pesca Z-28 de Araruama, Nadrijane Rodrigues “se esta portaria for modificada, podemos dar adeus aos peixes da lagoa. A boca do canal fechada não deixa o peixe entrar e a pesca com a malha indevida acaba com a fauna acompanhante e com os peixes ainda em tamanho de crescimento. Isso acabará com a pesca artesanal na Lagoa.”


Participante desde o início de todo esse processo de revitalização da Lagoa e ordenamento da pesca, o vereador Leandro Coutinho Mattos, Presidente da Comissão de Revitalização da Laguna de Araruama da Câmara de Vereadores de Iguaba Grande diz: “É lamentável que depois de tanta luta para o ordenamento pesqueiro da Laguna de Araruama ainda exista este pequeno grupo de São Pedro que apóia a pesca irresponsável. O ordenamento pesqueiro da Laguna de Araruama foi feito de maneira integrada com o Ministério da Pesca, Ministério do Meio Ambiente, Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (FIPERJ), Prefeituras do entorno e entidades de pesca da região. Foram anos de muito trabalho com várias reuniões na Câmara Técnica da Pesca do Comite de Bacia Lagos São João, sempre com a participação de todos os setores da pesca, principalmente os representantes das entidades de pesca (Colônias e Associações).”


O presidente da colônia Z-04 de Cabo Frio, Alexandre Cordeiro, se posiciona dizendo que “nós pescadores de Cabo Frio somos a favor da fiscalização e do ordenamento da pesca da lagoa, é preciso ficar bem claro que a laguna não pertence só a São Pedro e sim a 5 municípios. É preciso escutar todos os lados.”


Ambientalistas, integrantes da Câmara Técnica de Pesca do CBH Lagos São João e representantes das colônias de pesca da lagoa estão se articulando para que a portaria regulatória não seja derrubada procurando assim garantir a continuidade da pesca sustentável na Lagoa de Araruama, permitindo que peixes e camarões de bom tamanho, frescos e saudáveis possam ser consumidos e que pescadores continuem vivendo da pesca e obtendo maior renda pela qualidade do produto pescado.

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias