Mirinho Braga é o novo presidente da FIPERJ

Ex-prefeito de Búzios, Mirinho Braga leva para a instituição experiência de ser filho e neto de pescador


A missão de dar continuidade ao trabalho da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), que nos últimos anos tem promovido o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca fluminense, está nas mãos de um filho e neto de pescadores. É o professor Delmires de Oliveira Braga, o Mirinho, que assumiu a presidência da instituição nesta quinta-feira, dia 8, levando ainda na bagagem experiências diferenciadas na vida política, como o título de ter sido o primeiro prefeito de Búzios, nas Baixadas Litorâneas.

 

Nomeado no Diário Oficial do Estado da última terça-feira, dia 6, Mirinho substituiu o economista José Bonifácio Novellino que, depois de 1 ano e 2 meses à frente da Fiperj, tomou posse no último dia 2 de abril como secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, substituindo Felipe Peixoto, que seguiu com sua carreira de deputado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Nascido na Praia dos Ossos, em Búzios, Mirinho (que antes de ingressar na política atuava como professor de literatura) destacou sua proximidade com a pesca, assegurando que irá prosseguir com os projetos da Fundação.

 

- Nasci em Búzios, em meio à comunidade pesqueira. Filho e neto de pescadores, muitas vezes esperei meu pai retornar da viagem de 25 dias direto no mar rumo a Abrolhos, na Bahia. Conheço muito bem esse público e assumir esse cargo é uma oportunidade única para continuar desenvolvendo os projetos da Fiperj, que desde 2011, com a criação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, intensificou as ações de articulação e consolidação de políticas públicas para a comunidade pesqueira, sempre muito sofrida - declarou Mirinho.

 

Crescimento expressivo - Ao ser absorvida em 2011 pela nova secretaria, a Fiperj tinha em seus quadros apenas oito pesquisadores concursados e três unidades de campo. Passados três anos, esses números subiram para 91 concursados e 17 frentes de atuação, 12 delas escritórios regionais que oferecem uma grande diversidade de serviços ao setor pesqueiro em todo o estado. São palestras e cursos de capacitação em pesca e aquicultura, encontros de formação e ações de apoio a produtores, como orientações sobre o cadastramento para pescadores e aquicultores; acesso a linhas de crédito; certificação de pescado; assistência técnica; emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); e informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

Trajetória - Filiado ao PDT desde 1985, Mirinho participou ativamente da luta pela emancipação de Armação de Búzios, sendo eleito o primeiro prefeito da cidade em 1996, quando criou toda a infraestrutura do município. Foi reeleito em 2000 e retornou como prefeito em 2008, para uma administração que concentrou investimentos nas áreas de saúde, educação, turismo, urbanismo e saneamento. Também como prefeito, Mirinho contabiliza uma série de prêmios nos segmentos de meio ambiente, educação e turismo.


 


Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias