Nova mancha no mar, em Búzios, deixa Meio Ambiente em alerta

Pescadores afirmam que tripulação de embarcação de grande porte lavou porões na madrugada


Nova mancha é detectada no mar, em Armação dos Búzios. Nesta terça-feira (13), moradores perceberam a coloração estranha, com forte odor, entre a Praia da Armação e a Orla Bardot, no centro da cidade. Segundo informações de pescadores, um barco pesqueiro de grande porte estaria desde a noite de segunda-feira (12), próximo a costa buziana lavando o porão.

Para o Presidente da Colônia de Pescadores Z-23 de Armação dos Búzios, Amarildo de Sá Chita, pode estar acontecendo, na calada da noite, despejo de resíduos na orla buziana. “Está acontecendo algo no mar. É como se fosse uma bomba forte que joga óleo misturado com resíduos com cheiro muito ruim. Há dois anos está acontecendo isso, não sei se é a mesma coisa. Pode ser também um barco que está vazando óleo. Há muito tempo que eu venho pedindo para fazerem vistoria nas embarcações, porões de barcos e escunas”- alerta Chita.

O secretário de Meio Ambiente de Búzios, Fábio Dantas, já está fazendo vistoria nas áreas afetadas e se prepara para um sobrevoo pela orla. 

“Tomei conhecimento do ocorrido por meio de denúncias via telefone na secretaria de Meio Ambiente. Realmente é uma mancha contínua que vai da Praia da Armação, passando pelas praias dos Ossos e João Fernandes e passa até a ilha de Âncora, que fica há uns 35 minutos da costa. A fiscalização do Inea já está em Búzios. Nós estamos fazendo uma vistoria e a Capitania dos Portos já foi informada da situação. Pode ter sido também de uma embarcação que passou por aqui. Faremos agora a tarde um sobrevoo e assim que a vistoria for feita com o Inea daremos o parecer", conclui o secretário de Meio Ambiente de Búzios.

A mancha tem coloração marrom, cheiro forte, homogênea, como um líquido grosso, aparentemente óleo. No dia 20 de fevereiro deste ano, a Praia da Tartaruga foi afetada por substância que mandou dezenas de pessoas para o hospital.Na época o ex-secretário de Meio Ambiente Carlos Alberto Muniz destacou a importância de ser criado o CDA-Centro de Defesa Ambiental.

“É o momento da Cidade possuir o chamado CDA-Centro de Defesa Ambiental , que a Petrobrás tem em Macaé. Todo acidente ele vai dando um aviso antes, estamos tendo pequenos acidentes repetidos, é a hora das empresas de petróleo serem chamadas, as operadoras de navios e todos que utilizam o mar desta maneira. A mancha não precisa chegar aqui na beira da praia para ser detectada. Possivelmente o pescador ou o velejador, já podem ter visto antes em alto mar e comunicar pra gente. Tendo o centro 
poderemos organizar e ter respostas rápidas, seja com barcos capazes de coletar qualquer mancha química ou materiais para serem colocados na praia.”, disse o vice-prefeito.

Fonte: Folha de Búzios
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias