MUDANÇA DE DATA: Mamógrafo Móvel começa atender nesta sexta-feira (23) em Iguaba Grande

Secretaria de Estado de Saúde alterou a data atendendo a uma necessidade de prorrogação do serviço em outra cidade


O mamógrafo móvel chegará a Iguaba Grande na quinta-feira que vem, dia 22 de maio, e começará a atender a população no dia seguinte, sexta-feira (23). Segundo o coordenador de Unidade Móvel do Rio Imagem, José Jorge Lima, e da assessoria de Integração Regional da SES, a alteração da data se justifica pela necessidade da prorrogação do serviço em Teresópolis, onde a carreta está atualmente. Anteriormente, a previsão era que o equipamento estive no município nesta semana. 
 
O atendimento será feito de segunda a sexta, das 8h às 17h, podendo ser estendido até às 19h, e aos sábados das 8h às 15h. O mamógrafo móvel ficará na Rodovia Amaral Peixoto, km 97, ao lado da sede da Prefeitura. O aparelho tem capacidade de realizar diariamente 60 mamografias e 30 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. Os exames duram cerca de 20 minutos.

O serviço disponibiliza exames digitais de mamografia e ultrassonografia a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além da possibilidade de realizar biópsias mamárias e de tireoide caso o médico detecte alguma alteração no procedimento, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento. A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o tipo mais comum entre mulheres no Brasil e que registra cerca de 13 mil mortes por ano.
 
Iguaba Grande será o município polo. As demais cidades beneficiadas serão: Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro D´Aldeia, Araruama, Saquarema, Silva Jardim e Rio Bonito. Os agendamentos dos serviços de mamografia e ultrassonografia são feitos pela Secretaria de Saúde do município de origem do paciente. Caso o pedido de exame seja feito por um médico particular é necessário carimbo e assinatura de um funcionário designado, durante a requisição do exame. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.
Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias