A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessione33a33711df4d093528f8ad54c565741422317d6): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, é tombada pelo Conselho do Patrimônio Cultural | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, é tombada pelo Conselho do Patrimônio Cultural

Construída em 1648, fazenda é um dos mais ricos exemplares da arquitetura rural jesuítica no Brasil


Apontada como um dos mais ricos exemplares da arquitetura rural jesuítica do Brasil, a Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, foi tombada, na tarde desta quinta-feira (15), pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em Brasília. É o término de uma antiga luta de historiadores para preservar o conjunto rural, remanescente de uma antiga fazenda fundada no século XVII (1648). Construída sobre um sambaqui (antiquíssimos depósitos, situados na costa, em lagoas ou rios do litoral, formados de conchas, restos de cozinha e de esqueletos amontoados por índios), a propriedade conta com uma casa, capela e cemitério anexo.

Pela importância histórica, o sítio da Fazenda Campos Novos foi inscrito em três tombos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan): Histórico; de Belas Artes e Arqueológico; Etnográfico e Paisagístico. O tombamento protege o entorno da fazenda e estabelece diretrizes para a área, com o objetivo de controlar a ocupação, garantindo a preservação do descampado ao redor e seu domínio sobre a paisagem circundante. A propriedade foi desapropriada em 1993 pela prefeitura de Cabo Frio.

O superintendente do Iphan no Rio, Ivo Barreto, disse que já foi licitado o projeto de obras emergenciais para a Fazenda Campos Novos. A prioridade é acabar com as goteiras no telhado, que estão comprometendo a estrutura do conjunto arquitetônico.

Com o tombamento, o passo seguinte é projeto de restauração, que contará com levantamento arquitetônico completo do bem, inclusive registro de esquadrias, mapeamento e diagnóstico de danos, e terminará com a proposta de adaptação, projeto elétrico e hidráulico e análise de risco estrutural.

O historiador Milton Teixeira comemorou o tombamento da Fazenda Campos Novos. Ela disse que vários bens culturais foram destruídos em Cabo Frio nos últimos anos por causa da expansão imobiliária. Citou o caso dos paredões do Convento Franciscano, ao lado do Museu de Arte Religiosa, que foi destruído por moradores de uma comunidade vizinha.

— Fico feliz com o tombamento da fazenda, porque ela é um dos poucos exemplares da arquitetura rural que sobreviveu na Região dos Lagos, que possui um rico acervo histórico — disse o historiador.

Órgão soberano, o conselho que tombou a Fazenda Campos Novos é formado por 23 representantes da sociedade civil, entidades e ministérios.

Fonte: O Globo/ Paulo Roberto Araújo
Categorias: Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias