Vacinação contra gripe continua nos postos em Cabo Frio

Campanha segue por tempo indeterminado na cidade


A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio prorrogou, por tempo indeterminado, a campanha nacional de vacinação contra gripe. Até quinta-feira (15), o município havia atingido 40% do público alvo – longe dos 80% propostos pelo Ministério da Saúde como meta mínima. O morador que faz parte dos grupos que são mais vulneráveis às complicações da gripe, como os idosos, as gestantes e as crianças, e ainda não recebeu a dose a vacina, deve procurar o posto de saúde mais próximo à sua residência para fazer a vacinação. 
 
Além de idosos, gestantes e crianças de seis meses a 4 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, presos, doentes crônicos e profissionais de saúde também devem ser vacinados. Para os portadores de doenças crônicas é necessária a apresentação de prescrição médica com a indicação do imunizante. Mulheres no pós-parto devem apresentar algum documento que comprove terem dado à luz no período previsto pela campanha.
 
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacina é segura e é a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe. Segundo o órgão, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
 
- Nos idosos, por exemplo, devido às fragilidades normais à idade, uma gripe pode rapidamente evoluir para uma pneumonia ou mesmo ao óbito. E a vacina, associada a hábitos simples de higiene, como lavar as mãos, ajuda a manter a população saudável – diz a coordenadora de Imunização do município, Patrícia Freitas.
 
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1; H3N2 e influenza B), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
 
- Por isso, cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são, no geral, medidas simples que ajudam a prevenir a doença – conclui Patrícia.
Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias