Quiksilver Saquarema Prime é adiado para o sábado

Ondas pequenas e vento sudoeste forte na Praia de Itaúna provocaram o primeiro "day off" na primeira etapa do mundial de surfe


Confirmando as previsões, a sexta-feira amanheceu com vento sudoeste forte e ondas muito pequenas na Praia de Itaúna para a continuação do Powerade apresenta Quiksilver Saquarema Prime na "Cidade do Surf" da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Depois de três dias cheios com baterias rolando das 8h00 as 17h00, a sexta-feira foi de folga geral para os dezoito competidores que continuam na disputa do título do primeiro ASP World Prime de 6.500 pontos do ano. A expectativa é de que as ondas voltem a subir no sábado e a primeira chamada do dia foi marcada para as 7h30, com previsão de iniciar o duelo do surfista local de Saquarema, Raoni Monteiro, com o espanhol Aritz Aranburu às 8h00 na Praia de Itaúna.


Restaram essa e a bateria do paulista Hizunomê Bettero com Charles Martin, da ilha Guadalupe, para definir as duas últimas vagas para as oitavas de final na quarta fase. Dos quatorze surfistas já classificados na quinta-feira, metade é do Brasil, dois são da Nova Zelândia, um da Austrália, um dos Estados Unidos, um do Havaí, um de Portugal e um da Espanha. São tantos brasileiros que dois já estão garantidos nas quartas de final porque dois duelos serão 100% verde-amarelos. Jadson André e Heitor Alves se enfrentam na terceira bateria, depois vem o confronto dos líderes do ranking do ASP Qualifying Series, Adriano de Souza e Tomas Hermes.

O primeiro a confirmar seu nome nas oitavas de final no Quiksilver Saquarema Prime foi o paulista Alex Ribeiro, que lidera o ranking sul-americano da ASP South America pela vitória conquistada no ASP 3-Star da Argentina. Além disso, ele é um dos três surfistas que entraram na lista dos dez indicados pelo ASP Qualifying Series para a elite dos top-34 do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour, com os resultados do Quiksilver Saquarema Prime atualizados no ranking. Seu adversário será o espanhol Gony Zubizarreta.

Os outros que ingressaram no G-10 em Saquarema são o também brasileiro Heitor Alves e o havaiano Keanu Asing, mas a relação ainda pode sofrer alterações até o resultado final do Quiksilver Saquarema Prime. Isto porque esta é a primeira etapa de 6.500 pontos do ano, então todos que continuam na disputa do título na Praia de Itaúna, têm chances matemáticas de ingressar na zona de classificação para o WCT. Os mais próximos são o neozelandês Ricardo Christie, o australiano Perth Standlick, o norte-americano Chris Ward e o espanhol Gony Zubizarreta.

No momento, Keanu Asing defende o último lugar no G-10 e vai enfrentar um dos tops do WCT na segunda oitava de final, Filipe Toledo. Já Heitor Alves, penúltimo na lista dos dez, terá um confronto direto por vaga com Jadson André, que está disputando a sua primeira etapa do ASP Qualifying Series esse ano. A quarta bateria será a do líder Adriano de Souza, com Tomas Hermes, que tirou a vice-liderança do australiano Matt Banting na quinta-feira. Este duelo brasileiro fecha a chave de cima que vai apontar o primeiro finalista do evento.

Na de baixo, estão a maioria dos estrangeiros já classificados para as oitavas de final. A quinta bateria será entre o neozelandês Ricardo Christie e o português Nic Von Rupp. Na sexta, tem o veterano norte-americano Chris Ward contra o brasileiro Wiggolly Dantas, da equipe Quiksilver. Na penúltima, o outro surfista da Nova Zelândia, Billy Stairmand, aguarda o resultado do duelo entre Raoni Monteiro com o espanhol Aritz Aranburu para conhecer seu adversário. E o australiano Perth Standlick vai fechar as oitavas de final, contra o vencedor da bateria entre Hizunomê Bettero e Charles Martin, único representante da ilha Guadalupe no Circuito Mundial da ASP.

O Powerade apresenta Quiksilver Saquarema Prime é uma realização da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) com patrocínio da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Saquarema, Powerade, Quiksilver, Peugeot e Barra GR Higiene e Limpeza, além do apoio da CCR Via Lagos, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS). O evento é homologado pela ASP South America como primeira etapa do ASP World Prime 2014 com premiação de 250 mil dólares valendo 6.500 pontos no ranking do ASP Qualifying Series com transmissão ao vivo pelo www.aspsouthamerica.com 

Categorias: Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias