Pacientes da Região dos Lagos já são atendidos pelo Mamógrafo Móvel, em Iguaba

No primeiro dia de atendimento foram realizadas mais de cem mamografias e 38 ultrassonografias



A parceria entre a Prefeitura de Iguaba Grande e a Secretaria de Estado de Saúde já reflete na população, em especial às mulheres. O Mamógrafo Móvel iniciou nesta sexta-feira, dia 23, os atendimentos agendados. Foram marcadas 104 mamografias e 38 ultrassonografias de tireoide.  

A portuguesa Marília de Fátima Medeiros, de 76 anos, moradora de Iguaba Grande, diagnosticou oito nódulos na tireoide. Com o papel da marcação na mão se diz muito feliz em poder realizar a ultrassonografia na cidade em que reside. “A última vez que fiz este exame foi na cidade do Rio de Janeiro. Não poderia ter coisa melhor que é fazer o exame aqui em Iguaba. Com o resultado quero fazer a cirurgia o mais breve possível”, afirmou a paciente.

“Hoje muitas pessoas mantém a ideia de que a mamografia é só para quem está com câncer e estas pessoas têm medo de fazer o exame. É importante destacar que este é um exame de prevenção, todas as mulheres com mais de 40 anos, que tem o encaminhamento da Unidade de Saúde, devem agendar o exame na central de regulação”, ressaltou a secretária de saúde, Maria Juraci Dutra.

O coordenador das Unidades Móveis de Imagem da Secretaria de Estado de Saúde, Jorge Ataualpa Lima, acompanhou o início das atividades. “Nossa expectativa é grande. Esperamos que os números de atendimentos de hoje sejam nossa média diária. Toda a região já está ciente da ação do Mamógrafo Móvel”, afirmou o coordenador.

A prefeita Grasiella Magalhães visitou a carreta nesta sexta-feira e conversou com os pacientes que aguardavam a vez de realizar o exame. “Me sinto muito feliz em honrar o compromisso de campanha que eu fiz com as mulheres. É muito bom ver todas aqui cuidando da saúde. Agradeço a toda equipe, ao Estado e as mulheres que se preocuparem com a saúde”, disse a prefeita Grasiella Magalhães.

O mamógrafo móvel ficará em Iguaba Grande até o dia 18 de junho. Além de mamografia e ressonância de tireoide os paciente podem também realizar biópsia de tireoide. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h, podendo ser estendido até às 19h, e aos sábados das 8h às 15h. A unidade móvel fica na Rodovia Amaral Peixoto, km 97, ao lado da sede da Prefeitura.

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias