Representantes dos municípios participam da 6ª Reunião do Fórum de Ouvidorias SUS Baixada Litorânea

Objetivo é alinhar o trabalho dos ouvidores do SUS em cada cidade da região


Ouvidores de Saúde dos nove municípios que formam a Região das Baixadas Litorâneas participaram da 6ª Reunião do Fórum de Ouvidorias SUS Baixada Litorânea, realizada na noite de segunda-feira (26), no Centro Pastoral da Igreja Católica de São Sebastião, em Araruama.
 
A reunião teve o objetivo de alinhar o trabalho dos ouvidores do SUS em cada cidade. De acordo com a ouvidora do SUS em Araruama, Cláudia Oliveira Perdiz, o serviço de Ouvidoria atende aproximadamente 15 pessoas por dia com solicitações por telefone, e-mail, formulário, carta e atendimento presencial. A ouvidoria em Araruama funciona na Sede da Secretaria Municipal de Saúde, também através do telefone 2665-8249 e do e-mail ouvidoria.saude@araruama.rj.gov.br.
 
“As respostas previstas dentro do sistema de ouvidoria no país gira em torno de 15 dias para casos de urgência. É bom lembrar que todas as solicitações são encaminhadas por documento oficial e fazem parte do Sistema Único de Saúde SUS em Brasília. Os números apontam que 89,40% das reclamações e solicitações são atendidas com respostas positivas”, disse.
 
A Ouvidoria em Saúde é um instrumento de gestão pública e do controle social para a defesa do direito à saúde e do aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo SUS. Através do fortalecimento da gestão participativa, com a escuta ao cidadão e aos profissionais vinculados ao SUS, a Ouvidoria poderá identificar os principais problemas e captar as reais necessidades dos contribuintes.
 
Participaram representantes de nove municípios da Baixada Litorânea: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.
Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias