Bundaço ironiza cenário político em Búzios, mostrando insatisfação com os políticos da cidade

Apesar da expectativa, protesto não teve bundas de fora, mas sim uma simbólica alusão à decepção com os políticos buzianos


A expectativa foi grande. Mas, o que se viu na Câmara de Armação dos Búzios na manhã desta quinta-feira (29), não foram bundas de fora, mas sim a indignação de alguns manifestantes com os políticos da cidade. Com fantasias de Carnaval, aquelas do bundalelê, cerca de 12 manifestantes realizaram o tão esperado Bundaço, no plenário da Casa Legislativa. O ato público foi contra o decreto legislativo que autorizou o prefeito André Granado a continuar exercendo as funções de chefe do Executivo mesmo estando fora do país, impedindo, desta forma, a posse temporária do vice-prefeito Carlos Muniz, conforme ordena a Lei Orgânica Municipal.

Talvez o frio tenha impedido os manifestantes de tirarem a roupa literalmente. Ou então, a ideia era mesmo só chamar a atenção para a situação política que beira a insanidade. De qualquer forma, se a ideia foi mostrar que a briga política entre o governo e a oposição não está agradando a população, deu certo.   

A polêmica vem rolando há semanas. Tudo por causa da viagem oficial do prefeito André Granado à Europa. Um decreto, aprovado pela Câmara dos Vereadores, impediu o vice-prefeito Carlos Alberto Muniz de assumir a prefeitura com as funções do chefe do executivo. Depois de uma semana de batalha judicial, o vice-prefeito conseguiu assumir o cargo de prefeito em exercício de Búzios na última quinta-feira (22). Mas foi obrigado a deixar a função por causa de uma liminar preventiva requerida pela Promotoria Geral do Município. 

"Não nos interessa a desavença politica entre o prefeito e o vice, o povo votou para que governassem durante os quatro anos de mandato.
Elegemos nove vereadores para que cumprissem os mandatos, como órgão fiscalizador do Executivo, e não a ele se associasse, para cometer a mais grave, absurda e ousada ação contra a nossa Constituição Municipal, reformando-a em nome de um casuísmo inaceitável de obstar o exercício pleno do vice prefeito dos poderes a ele conferido. Pior, este verdadeiro atentado contra nossa Lei Orgânica, se perpetuara para os próximos mandatos, enquanto o nosso judiciário não der um basta nesta excrecência jurídica. Ao impulsionarmos esta iniciativa, acreditamos poder sensibilizar o Legislativo e o Executivo, para rever suas posições e permitir que a cidade volte ao seu eixo normal", declarou Hamber Carvalho, organizador do Bundaço.
Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias