Prolagos comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com ações de educação ambiental

Cerca de 1.500 pessoas devem participar das atividades gratuitas que começam nesta segunda-feira (02/06) e seguem até o dia 7


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a Prolagos - Concessionária de Água e Esgoto na Região dos Lagos - promoverá, a partir desta segunda-feira (2), uma extensa programação com ações de educação ambiental, distribuição de mudas de plantas nativas e apresentações da Peça “Aventuras no Mundo Encanado” nas cidades de Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. O objetivo é difundir mensagens sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, uso consciente da água e do tratamento de esgotos para a preservação do meio ambiente.
 
Nesta segunda-feira (2), o Laboratório Móvel, ação que integra programa de educação socioambiental da concessionária Saber Faz Bem, visita a Escola Municipal Deputado Claudio Moacyr de Azevedo, em Iguaba Grande às 9h e mostra, na prática, como são feitas as análises de potabilidade da água. Já na parte da tarde, às 14h, os alunos vão poder conferir a peça teatral “Aventuras no Mundo Encanado”, espetáculo que leva conceitos de saneamento e sustentabilidade ao público por meio do personagem principal da história, o Prolaguito, polvo mascote da Prolagos. O teatro de bonecos é encenado pelo grupo teatral da Região dos Lagos “Trupe Fabricarte” com os atores Ricardo Amorim, Manuela De Lellis e Rafaela Solano, sob a direção de Cesar Valentim, tem patrocínio do Instituto Equipav e é incentivado pelo Ministério da Cultura por meio da lei Rouanet.
 
Na terça-feira (3) as atividades acontecem no Teatro Municipal Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, com apresentação do espetáculo “Aventuras do Mundo Encanado”. Serão duas sessões gratuitas, às 9h e às 14h, para cerca de 600 alunos das escolas municipais.
 
Na quarta-feira (4), será a vez dos alunos do Jardim de Infância Professora Emília Correa de Macedo, na Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, receberem o Prolaguito com a peça “Aventuras do Mundo Encanado” às 10h e às 14h.
 
No dia dedicado mundialmente ao Meio Ambiente, quinta-feira (5), as atividades serão ao ar livre na Praça Porto Rocha, em Cabo Frio. A programação conta com apresentação da peça “Aventuras do Mundo Encanado”, às 10h e a partir das 14h, o Programa Saber Faz Bem, com o laboratório móvel, estará na praça levando diversas informações sobre a importância da utilização da água potável e como cada cidadão pode contribuir para a preservação do meio ambiente.
 
Seguindo a programação, haverá, também, distribuição de mudas de espécies nativas da Região dos Lagos no Shopping Park Lagos, em Cabo Frio, das 14h às 17h.
 
Ainda no dia 5/06, a Prolagos doará ao Horto Intermunicipal de Iguaba Grande um tanque de água de reuso com capacidade para cinco mil litros. A água de reuso, proveniente das Estações de Tratamento de Esgoto da Concessionária, será utilizada pelo município de Iguaba Grande para irrigar as plantas do horto e da cidade, além de servir para limpeza das ruas. Cada litro de água de reuso representa um litro de água conservada nos mananciais.
 
Na sexta-feira (6), a programação chega a Búzios e quem recebe a peça “Aventuras do Mundo Encanado” é a Escola Municipal João José de Carvalho, na Rasa, em duas sessões, às 9h30 e às 13h.
 
Encerrando a programação da semana do Meio Ambiente, no sábado (7), a peça “Aventuras no Mundo Encanado” integra o evento promovido pela Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia “Marinha e o Meio Ambiente” com participação dos alunos da rede municipal da Região dos Lagos. O evento será realizado na Rádio Marinha, no bairro Campos Novos, em Cabo Frio, às 10h30.

 
As ações, gratuitas, serão realizadas em parceria com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente dos municípios de Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.
 
Cine Prolagos
 
Dentro a programação da semana do Meio Ambiente, a Prolagos, em parceria com o Shopping Park Lagos, apresenta mais uma edição do Cine Prolagos, iniciativa de responsabilidade socioambiental da concessionária que visa promover cultura e entretenimento por meio de exibição gratuita de filmes ao ar livre. O evento será na próxima quarta-feira (4) às 19h, no estacionamento do Shopping Park Lagos, em Cabo Frio, e os moradores da Região dos Lagos estão convidados.
 
Seguindo a temática ambiental da iniciativa, será exibido o filme “Os Croods”, que retrata o impacto das transformações ambientais no planeta Terra na vida de uma família pré-histórica. O CINE Prolagos é gratuito e durante a sessão haverá distribuição de pipoca e refrigerante ao público. Além disso, cada participante receberá uma muda de planta nativa da Região dos Lagos.
 
Na mesma ocasião será lançada a animação 2D “A Invasão dos Zumbolhas” em comemoração ao aniversário de um ano do Instituto Equipav, neste mês de junho. O Instituto Equipav é o braço social do Grupo controlador da Prolagos. Sem fins lucrativos, a instituição incentiva projetos socioambientais, culturais, educativos e esportivos nas comunidades abrangidas pelas empresas do Grupo.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias