A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionfaf292f1d8c8e74eb21744902014991424a6e4f2): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Prefeitura aldeense oferece tratamento gratuito antitabagismo | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Prefeitura aldeense oferece tratamento gratuito antitabagismo

Realizado em duas etapas, o programa oferecer tratamento ao paciente com dependência à nicotina através de medicamentos e encontros quinzenais para conscientização dos malefícios do cigarro


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia disponibiliza tratamento, orientação e medicação gratuitos às pessoas que desejam parar de fumar. O tratamento, oferecido pelo Programa Antitabagismo, tem como objetivo oferecer tratamento de qualidade ao paciente com dependência à nicotina, conscientizando os fumantes sobre os malefícios do cigarro e os benefícios de se parar de fumar. Atualmente, são atendidas cerca de 20 pessoas por grupo, dentro de um total de 100 pessoas em tratamento.

 

O programa é realizado em duas etapas. Na primeira fase, são marcados quatro encontros semanais com uma temática específica para cada sessão. Ao final do quarto encontro, é feita a distribuição da medicação gratuita, fornecida pelo Ministério da Saúde e repassada à população pelo município. Já a segunda etapa consiste em encontros quinzenais para acompanhamento.


Os encontros acontecem no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), localizado na Estrada do Porto, 36, e na Unidade de Saúde da Família em São Mateus, Estrada Faz São Mateus, s/nº. Todas às terças-feiras, no PAISMCA, e às quartas-feiras, na USF de São Mateus, das 8h30 às 9h30.


Enfermeira e Coordenadora do Programa, Quizi Maria explica a importância dos encontros quinzenais. “No final do quarto encontro é feita a entrega da medicação para 15 dias e, então, esperamos o retorno da pessoa para saber suas reações. Não tem como a gente entregar a medicação sem um retorno. É preciso saber se o paciente se deu bem com o adesivo, se teve alguma reação e, caso tenho tido, é importante saber qual foi a reação para podermos encaminhá-lo ao local específico. Os retornos de 15 dias previnem também a recaída, que é um processo natural. Não adianta a gente cuidar da abstinência, do vício e não cuidar da recaída. Nossos encontros são também para prevenir, oferecer uma ajuda para o fator emocional e a ansiedade”, declarou.

 

Além das reuniões semanais e do acompanhamento quinzenal, há ainda a oportunidade de participar de encontros mensais. Esses encontros visam mostrar ao paciente que o Programa Antitabagismo de São Pedro da Aldeia não irá abandoná-lo após o término do tratamento. Atualmente, o programa de tratamento da dependência da nicotina é oferecido apenas em dois lugares. Entretanto, a ideia é descentralizar esse tratamento, capacitando outras enfermeiras, e oferecê-lo nas Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde do município, facilitando o acesso da população.

 


Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias