A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session0e3a81137edf9c56086ac362880c88ca6cc968c5): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Cabo Frio assume gestão plena da Saúde | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Cabo Frio assume gestão plena da Saúde

Município receberá verbas diretamente do Ministério da Saúde e poderá fiscalizar e exigir mais qualidade no atendimento prestado por terceiros


O tramite agora é meramente burocrático. Desde março, o município de Cabo Frio assumiu a gestão plena da Saúde, desde a Atenção Primária até os procedimentos de média e alta complexidade. Assim, os recursos antes destinados pelo Ministério da Saúde primeiramente para o Estado, seguirão diretamente para os cofres do município, que assumirá a condição de gestor de todos os contratos, mantidos através do Sistema Único de Saúde (SUS), com prestadores de serviços que atuam na cidade, como é o caso de hospitais, clínicas laboratórios de análises clínicas, entre outros.


"Vamos ter mais controle para exigir serviço de qualidade para a população", comemora o secretário Municipal de Saúde, Dirlei Pereira, que nesta terça-feira (03), se reuniu com os prestadores de serviços para explicar o funcionamento do novo sistema.Para o secretário, a mudança coloca em curso uma verdadeira revolução na saúde do município.

     

Segundo a coordenadora de controle de avaliação de faturamento da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Carvalho, os prestadores de serviço foram informados sobre os repasses, documentações, tramites burocráticos e pagamentos.


"É preciso ter ciência que não é uma coisa simples. Tem toda a parte burocrática. As documentações já foram reunidas, aguardamos parecer do Departamento Jurídico. Com a Gestão Plena os pagamentos saem mais rápido. O que antes levava entre 60 a 90 dias para pagar, hoje, acreditamos que o pagamento será efetuado em 30 dias", disse Alessandra.


Entenda a Gestão Plena


O Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza, desde sua criação, em 1988, que os municípios sejam os gestores plenos da saúde local. É fácil entender por que. O sistema de saúde brasileiro é universal. Logo, qualquer cidadão em qualquer parte do país tem o direito de usar seus serviços. Se cada município dispõe de recursos e competência legal para oferecê-los, seu provimento torna-se uma tarefa menos complexa. Além disso, as especificidades regionais podem ser tratadas de forma mais eficaz com os recursos próximos da demanda. A implantação da Gestão Plena da Saúde integra o programa “Saúde mais Perto de Você”. 


Outra ação de impacto do programa contempla a ampliação dos serviços que compõem a rede de Atenção Básica à Saúde – Estratégia de Saúde da Família (ESF), Farmácias Comunitárias e programa de Saúde Bucal. O planejamento final da ampliação da Atenção Básica prevê a integração de todos os serviços.


"Nossa meta é chegar a 2016 com todas as regiões da cidade cobertas pelas equipes de ESF, farmácias comunitárias e serviço de saúde bucal. Ao final desse processo, todas as unidades de saúde deverão oferecer os serviços de maneira integrada. Por isso, chamamos o programa de ‘Saúde Mais Perto de Você’", explica o secretário de Saúde

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias