Unidades de saúde de Cabo Frio realizam marcação de consultas online a partir de segunda-feira

A Central de Marcação de Consultas pretende evitar o deslocamento dos pacientes até o Braga


A partir da próxima semana, moradores do Tangará, Porto do Carro, Guarani, Praia do Siqueira, Itajurú, Gamboa e Santo Antônio, não precisam mais se deslocar até as Centrais de Marcação de Consultas do Braga e do Jardim Esperança, assim como no distrito de Tamoios, para agendar consultas com médico especialista. As unidades de saúde - ESFs (Estratégia em Saúde da Família) dessas localidades foram informatizadas e estarão prontas para fazer a marcação de consultas online. A mudança na forma de marcação começa na segunda-feira (30), de forma escalonada entre as sete unidades de saúde, e até sábado (07) todos já estarão aptos ao agendamento pela internet.


Os profissionais que atuam nessas unidades receberam treinamento nesta sexta-feira (27) realizado na Universidade Veiga de Almeida, com a presença da Superintendente de TI da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, Michela Polaquini; do diretor do PAM e da Central de Marcação de Consultas do Braga, Antônio Marcos Durães; e da coordenadora dos EFSs, Jorgete Maria Rego Lima. O secretário de Saúde Dirlei Pereira também acompanhou o treinamento. A capacitação para utilização do Sistema de Marcação de Consultas Municipal (CONEXALL) foi feita pelo gestor do Sistema de Marcação de Consultas, Júlio César Amaral Carneiro.


"Já realizamos os testes nas unidades. Agora as equipes estão sendo treinadas com o sistema interligado às Centrais de Marcação. Será mais um conforto para a população que não terá que se deslocar para fazer a marcação da consulta com o médico especialista", disse Júlio César.


Responsável pelas ESFs de Cabo Frio, instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem, Jorgete Maria Rego Lima afirma que as unidades desempenham um papel fundamental na garantia à população de uma saúde de qualidade.


"Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias localizadas em uma área geográfica delimitada. Com a implantação deste sistema a marcação será feita automaticamente, quando necessária", comemora.


O diretor do PAM e da Central de Marcação de Consultas do Braga, Antônio Marcos Durães, disse que o novo sistema alcançou seu principal objetivo, o de melhorar o atendimento à população acabando com as filas para a marcação de consultas.


"As consultas são marcadas de uma semana para outra e os pacientes não precisam mais se deslocar durante a madrugada para agendar o atendimento. Hoje, com a implantação do sistema, chegam a sobrar vagas para algumas especialidades", finaliza Durães.

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