Vigilância Sanitária descarta medicamentos com validade vencida em São Pedro da Aldeia

Medicamentos foram recolhidos em farmácias, drogarias particulares, consultórios dentários postos de Saúde e hospitais


O descarte de medicamentos em São Pedro da Aldeia foi registrado por internautas nesta semana. O RC24H recebeu várias mensagens e fotos de caixas de remédios sendo descartadas.Em contato com a Vigilância Sanitária, a mesma informou que as caixas de medicamentos estavam com a validade vencida, por essa razão foram inutilizadas. 

As ações de Vigilância Sanitária objetiva promover e proteger a saúde da população, com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Em São Pedro da Aldeia, a atuação da Vigilância Sanitária recolheu medicamentos com data de validade vencida ou adulterados (a partir de recomendações da Anvisa) em farmácias, drogarias particulares, consultórios dentários postos de Saúde, hospitais e armazena esses produtos em uma sala para posteriormente descarte junto ao Aterro Sanitário.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Júlio Peralva,os remédios são descartados de maneira adequada.

“Ocorre que o material precisa ser entregue aos poucos ao aterro, pois a autoclave para operacionalização deste resíduo não suporta grandes quantidades, apenas 20 kg por vez. Por um equívoco, esse material foi retirado da sala onde fica guardado, esperando o descarte, e colocado no quintal. Esse material será entregue ao aterro dentro da possibilidade de trabalho da empresa que cuida do mesmo, em quantidades adequadas”, disse.

Segundo Júlio, a data dos remédios não significa que eles foram recolhidos na época escrita nas embalagens.“Remédios com data de vencimento em outubro de 2013, por exemplo, não significa que foram recolhidos em outubro. Muitos deles são resultados de ações recentes", informou.
Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias