Postos de Saúde são informatizados e interligados às Centrais de Marcação de Consulta em Cabo Frio

Atendimento ganha agilidade com clínico-geral. Pacientes não precisam se deslocar até as Centrais de Marcação para agendar consulta com médico especialista


Os moradores do Tangará, Porto do Carro, Guarani, Praia do Siqueira, Itajuru, Gamboa e Santo Antônio, não precisam mais se deslocar até as Centrais de Marcação de Consultas do Braga e do Jardim Esperança para agendar consultas com médico especialista. As unidades de saúde ESFs (Estratégia em Saúde da Família) dessas localidades foram informatizadas e estão interligadas às Centrais de Marcação para fazer o agendamento. As vagas já foram inseridas no sistema, e a partir da próxima segunda-feira (7), as unidades estarão aptas a fazer a marcação online. 


O serviço também chegará ao Segundo Distrito. Em Santo Antônio, em Tamoios, o sistema entrará em funcionamento em 15 dias. Segundo o diretor do PAM e da Central de Marcação do Braga, Antônio Marcos Durães, lembra que são os postos de saúde foram informatizados e estão interligados às Centrais de Marcação, por isso existe a necessidade dos pacientes continuarem os acompanhamentos nas ESFs. São eles que determinarão a necessidade das consultas.

 

"Isso não quer dizer que as pessoas vão entrar no computador na casa delas, e através da internet, irão fazer a marcação de consulta. Caso o clínico-geral, que atua na unidade de saúde, constate a necessidade do paciente se consultar com um especialista, este paciente já vai sair do posto com a consulta marcada, sem a necessidade de se deslocar até a Central de Marcação para fazer o agendamento", esclarece Antônio Marcos.


Os profissionais que atuam nos ESFs receberam treinamento. A capacitação para utilização do Sistema de Marcação de Consultas Municipal (CONEXALL) foi feita pelo gestor do Sistema de Marcação de Consultas, Júlio César Amaral Carneiro. 

 

Outro ponto positivo com a implantação do sistema de Marcação de Consultas é o fato de o primeiro atendimento ser feito com o clínico-geral. É este profissional que, se necessário, encaminha o paciente para o especialista. Por semana, são agendadas cerca de 1.800 marcações só na Central do Braga para atendimento no PAM de São Cristóvão.

 

"Essa é uma maneira de fazer com que as consultas marcadas com os médicos especialistas sejam para pacientes que realmente necessitem daquele atendimento. Antes, não havia necessidade de encaminhamento para o médico especialista e isso fazia com que consultas desnecessárias fossem marcadas. Hoje, com este sistema, chegam a sobrar vagas para determinadas especialidades" diz Antônio Marcos Durães.

 

Moradores do Parque Burle já desfrutam deste conforto desde o ano passado. A unidade foi a primeira a ser interligada à Central de Marcação do Braga, e desde então, moradores daquela localidade não precisam mais se deslocar para fazer os agendamentos, que são feitos no próprio bairro onde vivem.


A ideia é que nos próximos meses todas as 34 unidades de saúde - ESFs - Estratégia de Saúde da Família - estejam interligadas às Centrais de Marcação e toda a população seja atendida, sem ter que se deslocar do bairro onde mora, para efetuar uma marcação de consulta.

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias