A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session39cf4805606eb84ad5f44c68517e84161f4bc9cb): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Saúde de Cabo Frio faz alerta no Dia Mundial de Combate às Hepatites | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Saúde de Cabo Frio faz alerta no Dia Mundial de Combate às Hepatites

Especialista afirma que a vacinação como prevenção à hepatite B é o modo mais seguro para evitar a doença


O dia 28 de julho é marcado pela luta mundial de combate às hepatites e a Prefeitura de Cabo Frio aproveita a data para comemorar avanços na prevenção da hepatite B e também para lançar um alerta:

 

- Estamos falando de uma doença sexualmente transmissível com poder de infecção maior do que o do vírus do HIV. A vacina já está disponível nos postos de saúde para pessoas de até 49 anos, o que é um grande avanço, avalia Ana Paula Rangel, coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS e diretora do Hospital Dia.

 

Doença bastante comum entre os brasileiros, a hepatite B acomete cerca de 800 mil pessoas no país. As principais vias de transmissão do vírus são o sangue, secreções e os objetos cortantes contaminados (alicate de unha comum em salões de beleza, por exemplo). A doença atinge o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Por este motivo, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de imunização gratuita, que antes abrangia somente pessoas até 29 anos, e passou a beneficiar também gestantes de todas as idades, para evitar a transmissão para o feto. Quando isso ocorre e o bebê nasce infectado, o risco de desenvolvimento de hepatite crônica é superior a 90%.

 

Segundo o Ministério da Saúde, a medida beneficia 150 milhões de pessoas (75,6% da população total do Brasil). O governo acredita que ao longo dos anos, com o envelhecimento da população e o aumento da cobertura vacinal, será possível obter a erradicação dessa doença. A imunização ocorre em três doses, sendo que a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira; e a terceira e última deve ser aplicada 6 meses após a primeira. Pessoas que estão fora da faixa etária beneficiada pelo governo devem se vacinar nas clínicas privadas.

 

A hepatite B é uma doença silenciosa. Os sintomas, quando existem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. Nem sempre a pessoa percebe que está doente.

 

- A vacinação como forma de prevenção, é o modo mais seguro para evitar a doença – orienta Ana Paula.

 

Em Cabo Frio, o teste, o tratamento e a vacina contra Hepatite B estão disponíveis no Hospital Dia, localizado em São Cristóvão, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde. A vacinação também pode ser feita nos postos de saúde do município.

 

Pessoas que compõem o chamado comportamento de risco, a exemplo, profissionais do sexo, trabalhadores da área de saúde, coletores de lixo, usuários de drogas injetáveis, índios, vítimas de abuso sexual, doadores de sangue, pessoas reclusas, dentre outras, podem e devem procurar as unidades de saúde para se vacinarem. Para estes, a vacinação é realizada independentemente da faixa etária e não é necessário revelar o motivo pelo qual se está buscando a vacina. É preciso apenas estar com o cartão de vacina.

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias