Estado e município combatem invasões de áreas protegidas em Cabo Frio

Duas pessoas foram detidas acusadas de crime ambiental


Duas pessoas foram presas, no início da noite desta terça-feria, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, acusadas de crime ambiental. Em operação da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), com apoio de agentes da prefeitura, foi combatida a ação de grileiros que atuam na área e no entorno do Parque Municipal do Mico-Leão-Dourado.

Durante a operação, Sebastião Augusto Rodrigues, de 57 anos; e Joceli Almira da Conceição, de 51; foram detidos e conduzidos à delegacia de Cabo Frio. Os dois responderão pelo crime de desmatamento ilegal, além do pagamento de multa que poderá chegar a R$ 50 mil.

As equipes removeram cercas que haviam sido instaladas indevidamente por grileiros, em áreas pertencentes ao parque e em faixa marginal de proteção do Rio São João, no Distrito de Unamar, também em Cabo Frio.


Os grileiros desmatam áreas cobertas por vegetação nativa e cercam com mourões e arame para vendê-las irregularmente. A área desmatada no município equivale a aproximadamente dez campos de futebol. Há um mês outros invasores foram expulsos do Parque da Preguiça, na mesma região.


O Coordenador da Cicca, José Maurício Padrone, disse que a ação conjunta entre município e estado tem como objetivo retirar um conjunto de elementos que impactam o meio ambiente.


"O patrulhamento ambiental será constante para que não ocorra mais invasões de terras públicas por grileiros", garantiu Padrone.


As invasões de terras na Região dos Lagos aumentaram depois que foram desativados os postos do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente em Praia Seca (Araruama) e em Barra de São João (Casimiro de Abreu).

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias