Araruama realiza Dia D de combate à hanseníase e reforça compromisso com a saúde preventiva

Ação será realizada de 18 a 22 de agosto em escolas, praças e postos de saúde


A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma série de atividades voltadas ao combate à hanseníase no município, no período de 18 a 22 de agosto. Durante toda a semana, escolas e postos de saúde estarão oferecendo informações e palestras sobre os meios de prevenção à doença e sobre o tratamento disponível.

 

No dia 21, será realizado o Dia D de Combate à Hanseníase, no bairro de Sobradinho, no distrito de São Vicente de Paulo. Durante todo o dia haverá atendimento e exames realizados no posto de saúde da localidade, além de palestras na Escola Municipal Pastor Alcebíades Ferreira de Mendonça.

 

Segundo a diretora de Saúde Coletiva, Tânia Cardoso, Sobradinho foi escolhido por apresentar os maiores indicadores de portadores de hanseníase no município. Durante o Dia D, o bairro receberá uma equipe multidisciplinar formada por dermatologistas e profissionais da Atenção Básica em Saúde, Núcleo de Atendimento em Saúde da Família (NASF) e de outros setores da Secretaria de Saúde.

 

A coordenadora do Programa de Saúde da Família, Elizabete Soares, destaca como fundamental o diagnóstico precoce da doença.

 

“Durante a semana, estaremos levando informações para as escolas e também através dos médicos que atendem nos postos de saúde do município. E no Dia D, faremos a captação, orientação e atendimento da população de Sobradinho, além de fazer o encaminhamento para tratamento quando houver necessidade”, disse.

 

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Os sintomas da doença incluem sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular.

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de hanseníase no país caiu 65 por cento nos últimos dez anos, fruto das ações intensificadas de combate à doença. Entre as medidas adotadas nos últimos anos estão a ampliação da oferta de tratamento na rede pública e o fortalecimento da busca ativa para o diagnóstico precoce e tratamento imediato.

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias