Encontro de inspetores escolares acontece em Cabo Frio nessa quarta-feira (20)

O Teatro Municipal vai ser palco de palestras que tem como objetivo solucionar problemas enfrentados pelos gestores das unidades escolares



Acontece no Teatro Municipal de Cabo Frio, nessa quarta-feira (20), o Encontro de Inspetores Escolares. O evento tem como tema “A ação da equipe gestora frente aos desafios educacionais”. O encontro é uma iniciativa da Divisão de Inspeção Escolar (DEGEPE) e da Secretaria Municipal de Educação.

 

O horário previsto é das 8h até as 17h30. A reunião vai ser realizada em comemoração ao Dia do Inspetor Escolar, celebrado em 22 de agosto. Neste ano, o tema escolhido destaca reflexões pertinentes à prática gestora, desde as situações do cotidiano escolar até às políticas públicas que norteiam o planejamento gestor. Foram convidados os inspetores e gestores das unidades escolares, os Conselhos Municipais de Cabo Frio e cidades vizinhas, e representantes das escolas privadas de educação infantil.

 

Serão quatro palestrantes convidados: o professor Ms. Raimundo Feitosa, que é membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação Básica; o professor Dr. Jorge Najjar, diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF); a professora Drª Andrea Serpa, da Faculdade de Educação da UFF; e a professora Sandra Simões, secretária de Educação de Piraí (RJ) e presidente da União de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RJ).

 

As equipes de Inspeção Escolar são responsáveis por acompanhar o cumprimento da legislação educacional vigente. E ainda, assessorar as escolas, levando em conta as normas estipuladas pelo Conselho Municipal de Educação e demais esferas públicas. A chefe da Divisão de Inspeção Escolar, professora Débora Ribeiro, explica que o Inspetor Escolar compõe a equipe gestora das unidades escolares. Dessa forma, atua juntamente com os diretores, orientadores educacionais e supervisores escolares.

 

“Avaliar, diagnosticar, pensar e replanejar o fazer pedagógico, constituem fatores importantes na atuação da equipe gestora.  Almeja-se que, pela reflexão e o debate, sejam fornecidas ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de habilidades em planejamento, identificação e resolução de problemas no âmbito da ação gestora – explica Débora.

Categorias: Diversão

Fotos da notícia




Outras notícias