Campanha de vacinação infantil contra a hepatite A começa em Cabo Frio e em Araruama

Vacinas podem ser aplicadas nas unidades do ESF ou no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, de Cabo Frio, e postos de saúde municipais ou no Centro Integrado Materno Infantil (CIMI), de Araruama


Começou essa semana na Região dos Lagos a vacinação contra a Hepatite A, em crianças de 12 meses até menores de dois anos.


Em Cabo Frio, iniciou nesta terça-feira (19). Já na cidade de Araruama, a campanha foi deflagrada nessa segunda-feira (18). A vacinação está sendo feita por agendamento nos dois municípios. A meta é que 95% do público-alvo tomem a dose da vacina até o fim do ano.

 

As crianças de Cabo Frio podem ser imunizadas em todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) e no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga. Os postos de saúde já estão oferecendo a vacina para as pessoas que forem até lá, ou quem desejar pode agendar.

Em Araruama, a aplicação é oferecida apenas mediante agendamento. As mães devem ir diretamente nos postos de saúde do município ou no Centro Integrado Materno Infantil (CIMI), para cadastrar as crianças.

 

Segundo a Coordenadora de Imunização de Cabo Frio, Patrícia Freitas, não há restrições para recebimento da vacina. A imunização contribui para a prevenção e controle das hepatites virais do tipo A. Patrícia também destaca a importância do agendamento para dar agilidade: “É importante que as famílias tenham consciência que não é um processo muito rápido, já que precisamos preencher uma ficha para fazer o cadastro das crianças. Essas informações são importantes porque são inseridas no cartão de vacinação, e precisam ser repassadas a Secretaria Estadual de Saúde”, explicou a Coordenadora.

 

O governo estima reduzir em 65% o número de casos de hepatite A e em 59% as mortes causadas pela doença. A hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado. De acordo com a OMS, a cada ano, ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos no mundo. Nos países com precárias condições sanitárias e socioeconômicas, a Hepatite A apresenta alta incidência. A imunização é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias