Prolagos é multada por dano ambiental à Lagoa de Araruama em São Pedro da Aldeia

O problema foi denunciado ao Portal RC24h pelo vice-presidente da Federação Municipal das Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia, Anderson Barcelos.


A Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Prolagos) foi multada pela prefeitura de São Pero da Aldeia, por dano ambiental à Lagoa de Araruama, na Praia do Centro. O vazamento do esgoto foi denunciado ao Portal RC24h pelo vice-presidente da Federação Municipal das Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia, Anderson Barcelos.  Segundo o denunciante, esta é a terceira vez que ele registra um incidente semelhante na lagoa, somente este ano. A Prolagos não confirmou as informações. 

De acordo com Anderson Barcelos, a primeira denúncia foi em março desse ano. Dois meses depois, em maio, novamente o esgoto estava sendo lançado direto na lagoa por problemas da Prolagos. Na ocasião, a Concessionária foi notificada e multada pela Secretaria Municipal de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos. 

A Prolagos teria informado que a causa do despejo, à época, seria o desligamento das bombas da estação elevatória de esgoto, devido aos “picos de energia”. E teria assumido o compromisso de aumentar a potência das bombas e de colocar um gerador de energia a fim de evitar novos vazamentos. Três meses após a última denúncia o esgoto tornou a vazar. O registro do vazamento foi feito na última segunda-feira (18), por volta das 10h. 

A secretária municipal de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, Adriana Saad informou que houve um acidente de extravasamento para lagoa, por causa de um procedimento da Prolagos. Ela explicou: “A Prolagos concluiu recentemente a rede de coleta da Base Aero Naval de São Pedro da Aldeia (BAENSPA), que tinha uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) própria e tratava o resíduo somente no nível primário. Com a obra, a nova rede levará o benefício da BAENSPA direto para ETE da Prolagos, sendo bombeado pela mesma elevatória localizada em frente à praia do Centro, onde foi constatado o vazamento. A nossa guarda ambiental acompanhou o problema até o seu término e mesmo tendo sido um acidente a Prolagos foi multada pelo dano ambiental,” explicou a secretária.

Prolagos alega que tomou medidas
A assessoria de imprensa da Prolagos informou que possui um Centro de Controle Operacional (CCO) que funciona 24 horas por dia com informações em tempo real e que os técnicos que lá trabalham, detectaram, na manhã desta segunda-feira (18), uma pane elétrica na unidade da estação elevatória situada próxima à rodoviária de São Pedro da Aldeia. Imediatamente mandou uma equipe no local que corrigiu o problema fazendo com que a elevatória voltasse a operar normalmente ainda na mesma manhã. 

Sobre a multa recebida em março deste ano, a Prolagos informou que apresentou defesa à notificação do município e aguarda a decisão do processo administrativo.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias