Outro lobo-marinho aparece nas Praia das Conchas, em Cabo Frio

Este é o segundo lobo-marinho na mesma semana. O Animal está no mesmo lugar do outro que passou o fim de semana no Peró


Um lobo-marinho chegou às pedras da Praia das Conchas, no Peró, em Cabo Frio, por volta das 10h30m desta quarta-feira. Com um ferimento acima do olho esquerdo, o animal parece ser maior do que o lobo-marinho que passou o fim de semana no mesmo lugar.O local foi isolado pelo fundador da Brigada Jovem do Peró, Marcelo Valente, e pelo pescador de linha Luciano, os primeiros a avistarem o lobo-marinho. Eles pediram aos banhistas para não se aproximarem e aguardam a chegada de biólogos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).


"Não é possível afirmar, mas não parece ser o mesmo lobo-marinho que passou o fim de semana aqui. Ele certamente veio descansar e nossa preocupação é a vigilância do local à noite", disse Valente.


A Praia das Conchas faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol, um dos maiores do estado e o único segmentado. O local conta com a vigilância de guarda-parques do Inea, mas o policiamento ambiental fica em Niterói, a 170 quilômetros de Cabo Frio.


O coordenador de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) da Secretaria estadual do Ambiente, coronel José Maurício Padrone, acionou guardas-parques do Inea para vigiar o lobo-marinho. Ele informou que se reúne na próxima semana com o secretário de Ambiente de Cabo Frio, Jailton de Carvalho, para planejar a instalação de uma Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) no Parque Municipal Dormitório das Garças, às margens no Canal do Itajuru, que facilita o acesso à Lagoa de Araruama.


O biólogo marinho Salvatore Siciliano disse que é normal a chegada de animais marinhos nesta época do ano a trechos do litoral fluminense com alta biodiversidade:


"Isso acontece. Eles vão e vêm. O lobo-marinho está querendo pegar sol, recuperar as forças. Temos que nos acostumar com essas situações. As populações de lobos, elefantes marinhos e focas estão crescendo ou pelo menos se recuperando depois de décadas de caça desenfreada. Então vamos ter lobos chegando aqui todo ano", previu o especialista.


Fonte: Site O Globo


Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias