Unidades de defesa ambiental apreendem rede de mais de 3 mil metros de comprimento

Desde o último dia 4 está proibida a pesca na lagoa de Araruam, por causa do período do defeso. Quem for pego infringindo a lei pode ser multado e até perder o equipamento de pesca


Uma rede de 3.500 metros de comprimento foi recolhida e apreendida na segunda-feira na lagoa de Araruama, depois de mais um dia de trabalho de fiscalização da Unidade de Polícia Ambienta, Marítima e Fluvial em conjunto com as Guardas Ambientais de São Pedro da Aldeia, Araruama e Iguaba Grande. A ocorrência foi registrada na 118ª DP de Araruama. A pesca está proibida desde 4 de agosto, quando começou o período de defeso na lagoa, e vai até 31 de outubro.

Considerado o maior complexo de lagoas de água salgada do mundo, a lagoa tem 220 km² e banha cinco cidades. A medida, realizada pelo segundo ano consecutivo, tem como objetivo garantir o sustento dos pescadores da região, permitindo a reprodução das espécies e o aumento no estoque. Redes de pesca e de espera, ou qualquer outro tipo de pesca, inclusive a amadora está interditada no período. Quem for flagrado infringindo a lei poderá receber multa e até perder do equipamento de pesca.

Agentes das guardas municipais dos cinco municípios banhados pela lagoa, Batalhão Ambiental, Ibama, Inea e Marinha vão atuar na fiscalização da Lagoa de Araruama até o fim do defeso. O infrator sofre penalidades previstas na Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e no Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008, que vão de multa até perda de equipamento e pesca.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias