São Pedro busca reorganização de atendimento na Saúde com profissionais do Programa “Mais Médico"

A preocupação na ESF é o atendimento, seja ele marcado ou demanda espontânea. Os dias de atendimento depende de cada localidade


Os oito profissionais do Programa Federal “Mais Médicos” que trabalham nas Unidades de Saúde da Família (USF) em São Pedro da Aldeia, realizaram juntos no mês de julho 1.695 consultas. Os médicos generalistas, que começaram o atendimento na cidade em junho, fazem parte da iniciativa municipal de reorganização da Atenção Básica, que tem sido feita a partir dos princípios da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em que se busca restabelecer o vínculo da equipe com a comunidade, conhecer o território, traçar perfil demográfico e epidemiológico, além de conhecer os recursos existentes na comunidade para melhorar a qualidade no acesso da população.  

Além da realização de consultas clínicas, os profissionais realizam atividades de grupo de patologias como hipertensos e diabéticos, executa ações de assistência integral nas áreas de criança, adolescente, mulher, adulto e idoso, realiza busca ativa de doenças infecto-contagiosas, visitas domiciliares e outras atividades de cuidados à saúde. Atualmente, mais de 50% das Unidades de Saúde da Família no município tem cobertura do Programa Federal, são elas Alecrim, Campo Redondo I, Colina, Parque Arruda, Ponta do Ambrósio, Porto do Carro, São João I e Vinhateiro.  

"A adesão ao Programa Mais Médicos oferece à população profissionais que ficam nas comunidades à disposição da população. Fui médica de Unidade de Saúde da Família e sei que o profissional precisa estar presente todos os dias. Os profissionais são supervisionados pelo Ministério da Saúde e são cobrados, têm metas a cumprir. Ter esse profissional na unidade todos os dias significa um atendimento com mais qualidade, onde o médico não tem pressa para ir embora", declarou a Secretária de Saúde do município, Dra. Isaura Maria.

De acordo com a pasta, a principal preocupação na Estratégia de Saúde da Família é o atendimento, seja ele marcado ou demanda espontânea. Essa demanda espontânea faz com que o número de atendimentos realizados amplie conforme a necessidade da população e do local. Nas USF com profissionais do "Mais Médico" existe uma agenda padrão, onde se trabalha por áreas temáticas que variam de acordo com a necessidade da população atendida. Os dias de atendimento referentes a demanda espontânea, saúde da criança, da mulher, do adulto, do idoso e outras áreas vão depender de cada território.

A equipe de Saúde da Família é formada por médico generalista, enfermeiro de Saúde da Família, técnico ou auxiliar de enfermagem, odontologista, técnico de saúde bucal e a equipe do programa de Agente Comunitário de Saúde. Os profissionais do Programa Mais Médico têm carga horária de 40h semanais, sendo 32h dedicadas ao atendimento nas unidades e 8h de estudo. O contrato é de três anos.


Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias