Prefeito de Arraial do Cabo implanta gestão compartilhada para tentar tirar Saúde cabista do buraco

Mudanças começaram com a realização de exames como endoscopia e colonoscopia no Hospital Geral


Gestão Compartilhada. Esta é a aposta do prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho (PMDB), para tentar tirar a Saúde do município do caos em que está. Agora, as decisões serão tomadas em conjunto pelo prefeito e o secretário da pasta, Sppencer Cardoso dos Santos.

De acordo com o prefeito, ele decidiu assumir a Secretaria de Saúde junto com o novo secretário por entender que a administração necessita da dedicação dos gestores em tempo integral. Ele explica: “Todos os profissionais da saúde que estiveram à frente da Secretaria até agora se esforçaram muito, mas tiveram contra eles a limitação do tempo, por conta de outros compromissos. Mas, com a proposta da gestão compartilhada, nós pretendemos dedicar todo o nosso tempo à Secretaria de Saúde, a fim de podermos minimizar os problemas e dar mais qualidade no atendimento e nos serviços oferecidos à população”, garantiu o prefeito.

Um dos marcos importantes da nova gestão da Secretaria de Saúde é a presença do prefeito, todas as manhãs, no gabinete, onde desde o início do mês está despachando. “Estamos fazendo o diagnóstico da realidade em que esta a Secretaria para então nos posicionarmos”, disse.

Exames de endoscopia e colonoscopia no Hospital Geral

A primeira ação dos gestores foi desburocratizar o processo de licitação, se atendo tão somente aos requisitos da lei para a liberação imediata dos exames para a população. Para resolver a situação da demora na realização dos exames, a Secretaria de Saúde terceirizou os serviços de radiologia, de laboratório e de imagem. Exames como tomografias, ultrassonografias simples e diferenciadas, exames de hormônio, mamografia de alta resolução, densitometria óssea, diversos tipos de doppler  e biópsias já estão à disposição da população cabista e poderão ser feitos em clínicas e laboratórios conveniados.

A novidade é que a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá gratuitamente à população mais dois importantes exames: endoscopia e colonoscopia. E quem precisar se submeter a estes exames poderá fazê-los sem sair da cidade, pois estarão à disposição no próprio Hospital Geral, facilitando o acesso das pessoas que moram em Arraial do Cabo.
A partir de agora, todos os exames encaminhados pelos médicos da Rede Municipal de Saúde serão marcados no Hospital Geral, de segunda a sexta-feira, a partir das 8 horas até meio dia.

Mas, as mudanças não param. O desafio dos gestores da Secretaria de Saúde agora é normalizar o atendimento ambulatorial no Hospital Geral e nos Postos de Saúde.  A previsão do secretário Sppencer Cardoso é regularizar a situação no prazo máximo de trinta dias. “Queremos honrar o compromisso que o prefeito Andinho tem com a população cabista, de mudar a “cara da saúde” da nossa cidade”, concluiu o secretário. 
Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias