Números de internações na Saúde Mental em São Pedro apresentam queda após trabalho do CAPS na cidade

O Centro atende cerca de duzentos usuários


O trabalho realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em São Pedro da Aldeia, vem reduzindo cada vez mais os casos de internações de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes. O Centro atende cerca de duzentos usuários e o número de internações solicitadas para clínicas especializadas no ano passado foi pequeno, inclusive para os usuários de álcool e outras drogas. Esse ano o número de internações continua mantendo-se muito baixo.

Esse trabalho, realizado pela Prefeitura, tem uma Equipe Técnica, formada por psiquiatra, psicólogos, enfermeiro, assistente social, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, técnico de enfermagem e toda a equipe administrativa.

De acordo com a diretora do Programa Municipal de Saúde Mental, Rosemary Calazans, o objetivo do CAPS é acolher pacientes com transtornos mentais em um percurso de trabalho junto ao Pronto Socorro Municipal, que representa a porta de entrada para as situações de crise, evitando até o último momento a internação em clínica especializada.

“As internações só são realizadas em caso do paciente colocar em risco a sua vida ou a de outras pessoas", afirmou.

O CAPS funciona em um trabalho em rede com a Secretaria Municipal de Assistência Social, outros dispositivos da Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público, entre outras instituições.

“Alguns pacientes chegam ao Programa por conta própria, outros acompanhados por um familiar, ou ainda vindo indicados por esses órgãos”, explicou a coordenadora do CAPS, Sara da Hora.

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias