Após o Dia Mundial da Limpeza desconhecidos ateiam fogo em lixo descartado às margens da Lagoa

No domingo mais de 600 pessoas participaram, como voluntárias, da coleta de lixo nas praias de Cabo Frio e lagoa de Araruama


O Dia Mundial da Limpeza, que acontece todo 20 de setembro, foi considerado bastante positivo pela secretaria de Meio Ambiente, segundo a qual mais de 600 pessoas colaboraram para a coleta de lixo e microlixo nas praias de Cabo Frio e também na Lagoa de Araruama. Os números dessa força-tarefa devem ser divulgados até quarta-feira (24).

Mas, mesmo os bons exemplos nem sempre são seguidos. Na Praia do Siqueira, um dos pontos de coleta em que teve ajuda de alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA), uma cena lamentável: logo após o lixo de lá ter sido recolhido, outra remessa foi depositada no local, onde atearam fogo para que a sujeira sumisse. Por causa disso, muitos moradores da região chegaram a achar que tivessem sido os próprios voluntários os autores da falta de educação. Fato esse que foi imediatamente desmentido pelo secretário municipal de Meio Ambiente, o biólogo Jailton Dias Nogueira Júnior.

"Nosso trabalho foi completo, tivemos ajuda também da Comsercaf, que auxiliou com as tendas que serviram de ponto de apoio para recolhimento desse lixo. Infelizmente essa prática absurda de queimar lixo ainda é comum em nossa cidade", frisou o secretário.

Segundo os organizadores, o dia de limpeza é um ato simbólico para tentar sensibilizar as pessoas sobre o quanto é danoso ao meio ambiente deixar na areia uma guimba de cigarro, um copo plástico, uma simples tampinha de garrafa pet.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias