CBF dá o OK, mas Botafogo recorre ao STJD para Jobson pegar o Palmeiras

Alvinegro cede ao pedido do técnico Vagner Mancini e decide por reintegrar o atleta à equipe. Em documento, Fifa não reconhece a punição ao atacante


A CBF respondeu nesta segunda-feira (6) o ofício enviado pelo Botafogo na última semana sobre a situação de Jobson, suspenso pro quatro anos pela Federação da Arábia Saudita por se recusar fazer um teste antidoping quando defendia o Al-Ittihad. No documento, a entidade máxima do futebol brasileiro afirma que a Fifa não reconhece a punição ao atacante, o que o deixa em condições de atuar pelo Alvinegro.

Entretanto, o Botafogo não achou a resposta da CBF clara o suficiente e entrará nesta terça-feira com uma liminar no STJD com o objetivo de se precaver de uma possível punição futura. O Alvinegro queria uma permissão por escrito, o que não ocorreu. O otimismo toma conta do clube de General Severiano, que espera contar com Jobson diante do Palmeiras, nesta quarta-feira, no Maracanã.

Segundo fontes ligada ao jogador, o Botafogo tomou uma atitude extremamente cautelosa, já que o documento da CBF já era o suficiente para que Jobson pudesse entrar em campo normalmente com o Palmeiras. Por conta do momento conturbado, o Alvinegro preferiu não se afobar e piorar aida mais a situação do clube.

Jobson se recusou a fazer um teste antidoping quando defendia o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Ele havia sido afastado pela diretoria por ter salário alto e estava no hotel quando um suposto funcionário da federação saudita, que só falava árabe, o intimou a ser testado. Ele foi suspenso por quatro anos pelos árabes, que demoraram a liberar seu retorno ao Brasil.

De volta ao Botafogo, ele passou a treinar com jogadores fora dos planos. A Portuguesa se interessou e entrou em contato para trazer o atacante. Neste momento, o Alvinegro cedeu a um pedido do técnico Vagner Mancini e decidiu por reintegrar o atleta. Ele se destacou nos treinamentos e logo passou a ser opção para os jogos.

Régis é apresentado e chega ao Botafogo focado na recuperação do time no BR

Régis chegou, estreou diante do Vitória, no Barradão e já mostrou seu valor. Contratado para suprir a carência na posição, o lateral-direito foi apresentado oficialmente após o treino desta segunda-feira, no Stadium, e foi elogiado pelo Gerente Técnico de Futebol Wilson Gottardo.

- Temos mais um atleta buscando um espaço, querendo se projetar bem e tem futebol para isso. O Régis é um atleta que foi observado, avaliado e é comprometido com a posição. Está disposto e tem a nossa confiança. Demostrou ousadia já no primeiro jogo. Ficamos felizes por tê-lo no elenco – finalizou.

Em suas primeira palavras, Régis agradeceu a oportunidade no Alvinegro e destacou sua vontade de ajudar o clube alvinegro na busca pela recuperação no campeonato.

- Queria agradecer as palavras do Gottardo e dizer que estou feliz de fazer parte do projeto do Botafogo, que é um grande clube. Espero fazer o melhor trabalho possível para dar o meu máximo. Sou grato pela oportunidade de atuar. Sabemos das dificuldades de momento e avaliando a primeira partida, considero que me senti à vontade. Procurei manter a minha característica ofensiva e sei que o momento do campeonato é para buscar ajudar. – disse o lateral.

Confira os principais trechos da entrevista coletiva concedida após a apresentação:

JOGO CONTRA O PALMEIRAS

- Essa partida de quarta-feira será mais uma decisão das que ainda teremos na competição. Não só eu mas os meus companheiros temos em mente fazer valer o fator Maracanã para nos ajudar a sair dessa situação.

Helton Leite valoriza chance e prega cautela para vencer ‘jogo de 1000 pontos’

O Botafogo voltará a campo na quarta-feira, às 19h30, para mais um jogo decisivo no Campeonato Brasileiro, desta vez contra o Palmeiras, no Maracanã. No gol, uma novidade: com as convocações de Jefferson e Andrey (Sub-21) para a Seleção Brasileira, Helton Leite será o titular no confronto direto.

Tranquilo, Helton Leite falou sobre a oportunidade na meta alvinegra mas ressaltou que é necessário ter calma em um jogo de grande importância na briga por pontos no Brasileirão.

- Estou muito satisfeito por ter essa oportunidade. Primeiro quero exaltar os goleiros que temos aqui no clube e tenho essa chance com o nível alto. Há seis meses fiz a última partida e espero fazer no jogo o que faço nos treinos. Sabemos da guerra que vai ser quarta-feira e espero ajudar a equipe. É um jogo muito importante, que vamos dar o máximo para vencer, mas ao mesmo tempo são 90 minutos. Tenho que encarar como uma grande oportunidade e saber que é só um jogo para que eu faça meu trabalho tranquilo – disse.

Confiante na crescente do Botafogo no Campeonato Brasileiro, Helton Leite valorizou o espírito do grupo e destacou que os jovens talentos alvinegros podem ajudar o Glorioso a melhorar os resultados dentro de campo.

Mancini: ‘O Botafogo precisa mais do Jobson do que o Jobson do Botafogo’

O Botafogo já recebeu um aviso da CBF de que a Fifa desconhece a suspensão de Jobson por uma suposta recusa do jogador a exames antidoping na Arábia Saudita. Com isso, ele já estaria apto a ser escalado, pois está regularizado, mas ainda assim o Alvinegro preferiu fazer um requerimento ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para ter 100% de certeza de que pode escalar o atacante. Quem não aguenta mais esperar, é o técnico Vagner Mancini, que considera o atleta fundamental para o elenco atualmente.

A ideia do treinador é utilziar Jobson no jogo desta quarta-feira contra o Palmeiras, um concorrente direto na luta contra o rebaixamento. Caso o STJD responda ao requerimento até horas antes de a bola rolar, o camisa 10 poderá ser relacionado. Mancini não vê a hora disso acontecer.

- O Botafogo precisa mais do Jobson do que o Jobson do Botafogo. Ele foi o responsável pela saída do clube do rebaixamento uma vez (em 2009, na última rodada marcando gol ocntra o prórpio Palmeiras) e agora pode repetir o feito. O torcedor confia nele. A ansiedade é grande pela liberação do jogador, porque eu tenho certeza de que ele pode ser uma peça diferente para o time – admitiu Mancini.

Gottardo deixa mensagem clara ao elenco: ‘Se um atleta quiser sair, pode’

Wilson Gottardo, diretor de futebol do Botafogo, analisou a crise financeira vivida pelo clube. Em entrevista ao “Arena Sportv”, o dirigente afirmou que o grupo está comprometido, mas garantiu: “Os demais jogadores estão satisfeitos, trabalhando e que o Botafogo está acima de qualquer profissional. Eles estão olhando para a frente. Não haverá mais dispensas. O Botafogo vive um momento delicado e se um atleta quiser sair, pode sair”, afirmou.

Gottardo não deixou de comentar as demissões de Emerson Sheik, Edilson, Julio Cesar e Bolívar. Segundo o dirigente, a medida foi tomada por uma avaliação técnica.

“Fiz uma avaliação técnica da situação medi prós e contras. Fiz as ponderações com o presidente e entendi o que ele disse. Não discordo da decisão pela visão que ele apresentou. Ele estava bem embasado e eu aceitei”, revelou.

Ciente da fase ruim da equipe e das cobranças da torcida, Gottardo ressaltou que está na hora de contar com o apoio dos alvinegros.

“O torcedor é passional e o do Botafogo é muito apaixonado pelo clube. Será um novo tempo, com novos atletas e eles precisam do apoio da torcida. Independente do momento ruim na tabela, que a torcida vá aos jogos e apoie o nosso time. É a melhor forma de superar essa adversidade. Não é hora de lamentação e coisas negativas” disse.

O Glorioso está na zona de rebaixamento, na penúltima colocação, com 26 pontos. Nesta quarta-feira, precisa da vitória diante do Palmeiras, às 19h30, no Maracanã, para tentar deixar a zona da degola.

Mancini faz contas contra o rebaixamento: ‘Nossa projeção é de 18 pontos’

Depois de prometer ser mais presente no dia a dia do futebol do clube, o presidente Maurício Assumpção assistiu de perto ao treino do Botafogo, nesta terça-feira pela manhã, no campo anexo do Engenhão. “Vigiado” pelo mandatário, o técnico Vagner Mancini trabalhou bastante jogadas de bola parada na véspera do importante duelo contra o Palmeiras, marcado para esta quarta às 19h30, no Maracanã.

Em um confronto direto contra o time paulista para fugir na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, Mancini já faz as contas matemáticas. Segundo ele, o Botafogo precisa somar mais 18 dos 36 pontos que ainda pode conquistar, nas últimas 12 rodadas, para chegar a um total de 44 pontos no fim e escapar da queda para a Segunda Divisão.

“Muita gente diz que esse jogo contra o Palmeiras é um jogo de seis pontos, mas eu acho que é um jogo de 18 pontos. Nas nossas contas, o Botafogo vai ter que somar mais 18 pontos daqui até o final do campeonato para sair do rebaixamento, se não for um pouco mais do que isso. Se nossa projeção é de 18 pontos, então cada vitória representa 18 pontos, e isso já foi passado para os atletas. Nosso adversário é um rival direto, temos que estudar o Palmeiras, ter a capacidade de jogar melhor e vencer dentro de casa”, afirmou Mancini, em entrevista coletiva após o treino desta terça.

Gottardo diz que salário atrasado não pode diminuir o empenho dos atletas

Diretor do Botafogo diz que os jogadores têm a obrigação de seguirem com motivação e afirma que não se sente constrangido por cobrar o elenco

Os atrasos de salário são recorrentes para os jogadores do Botafogo, que convivem contra esse problema durante toda a temporada. Para Wilson Gottardo, diretor de futebol do clube, porém, essa situação não pode servir de muleta para que o elenco trabalhe com menos motivação no dia a dia. Foi o que ele disse no "Arena SporTV":

- O jogador tem total razão de reivindicar seus direitos, de cobrar salários atrasados e de lutar pelo o que é justo. E o clube tem obrigação de honrar os seus compromissos. Ok. Mas após isso não acontecer o que nós faríamos, então? Vamos deixar de trabalhar? Vamos fazer greve, deixar de treinar, de viajar, de ter uma boa alimentação e uma vida regrada? É isso que resolve a situação ou é trabalho? Para mim não muda nada, independente da situação econômica do clube.

- Eles têm o direito de reivindicar, mas também a obrigação de seguir seu trabalho e a sua luta. A partir do momento que não há esse empenho e essa dedicação, falamos de mais de 60 pessoas, se não há controle emocional é melhor que a pessoa saia, se não consgeue produzir que pegue uma licença e se retire do clube. Produtividade através do controle emocional, acontece. Salário atrasado é um problema, deixar de trabalhar é o segundo problema. Ser rebaixado é o terceiro dos problemas. Então só vai agravar, tem de encontrar um consenso para o melhor do grupo, para todos jogarem bem e serem produtivos – opinou.

Ex-jogador do próprio Botafogo, onde foi bicampeão carioca e conquistou o Campeonato Brasileiro de 1995, Gottardo diz que viveu muitas vezes na carreira com atraso salarial. E que isso não lhe dava o direito de organizar greves ou fazer corpo mole nos treinos.

Sob o olhar de Assumpção, Bota treina bolas paradas antes de pegar Palmeiras

Antes de encarar o Palmeiras e com a presença do presidente Mauricio Assumpção e do diretor de futebol Wilson Gottardo, o Botafogo treinou na manhã desta terça-feira, no campo anexo do Engenhão. O treinador Vagner Mancini fez uma atividade para aprimorar as bolas paradas. Depois, os atletas participaram do tradicional rachão nas vésperas dos jogos.

As ausências no treinamento foram Rogério e Carlos Alberto. Os dois estão com dores musculares, mas não preocupam para o duelo diante da equipe paulista, nesta quarta-feira, às 19h30, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Glorioso deve ir a campo com: Helton Leite, Régis, Matheus, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Gabriel, Fabiano (Carlos Alberto) e Ramírez; Rogério e Zeballos.

Advogado de Jobson confirma: não há punição em âmbito mundial na Fifa

O Botafogo pode ter novidades na partida contra o Palmeiras, nesta quarta-feira (08/10), às 19h30, no Maracanã. A equipe alvinegra, que recentemente perdeu quatro jogadores (Bolivar, Edilson, Julio César e Sheik) por terem os contratos rescindidos pelo presidente Mauricio Assumpção, pode ter o retorno de Jobson contra o time alviverde. Em entrevista exclusiva para a Super Rádio TUPI, o Dr. Bichara Neto, um dos advogados que representa o atleta, garantiu que a presença do atacante em campo pode ser confirmada ainda nesta terça-feira (07/10).

“O Botafogo recebeu uma resposta da CBF confirmando que a entidade não tem ciência, dada pela FIFA, de nenhuma punição em âmbito mundial contra o Jobson. Diante disso, o Botafogo vai ao STJD amanhã (terça-feira) pedir para que o tribunal confirme as condições do jogador atuar na quarta-feira. É um requerimento feito com caráter de urgência para que ele possa estar em campo já na próxima partida.”

A partida contra o Palmeiras é de suma importância para o Botafogo na briga pela permanência na Série A do Brasileirão. O time paulista atualmente é o 15º colocado, com 28 pontos, dois a frente do Botafogo, que ocupa a 19ª colocação.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias