Boca Miúda: bastidores da Política na Região dos Lagos nesta terça-feira (7)

Guerra de nervos entre Crivella e Pezão; Marina deverá fechar com Aécio Neves; candidatos derrotados em Cabo Frio se sentem vitoriosos; os que deram vexame e os que surpreenderam e a vitória de MJ e muito mais...


Guerra de nervos

Essa terça-feira (7) começou com guerra de nervos. Enquanto Crivella anunciava o apoio de Garotinho (PR) e Washington Quaquá, presidente regional do PT. Pezão apresentava a carta de apoio de cinco dos seis deputados estaduais eleitos pelo PT. São eles: Carlos Minc, Zaqueu Teixeira, André Ceciliano, Dr Sadinoel e Waldeck. De fora, apenas Zeidan, esposa de Quaquá. A ideia do grupo de “Cabrão” (termo cunhado por Crivella para se referir ao grupo Pezão e Cabral) é isolar a tendência de adesão petista, em especial rachar os 10% de votos de Lindbergh Farias.



 

Guerra de nervos II

E se o dia começou estressante no Rio de Janeiro, a noite de terça-feira (7), não será diferente. Os deputados reeleitos, Janio Mendes (PDT) e Paulo Melo (PMDB) realizam reunião para traçar estratégias para dar a vitória ao governador na Região dos Lagos. Acontece no restaurante Cabo Grill. Vamos acompanhar a trazer os detalhes para nossos leitores.




 

Guerra de nervos III

Já sabemos que todos os prefeitos da Região dos Lagos (com exceção de Miguel Jeovanni) estão fechadinhos com Pezão, desde sempre. Mas o pau vai cantar em Arraial do Cabo. O vice-prefeito, Reginaldo Mendes, é do grupo de Quaquá e se reuniu com a cúpula do PT do estado do Rio de Janeiro nesta terça-feira (7), na capital, para definir as estratégias de apoio ao Crivella. Cauteloso, Reginaldo prefere se pronunciar oficialmente somente após a reunião, mas a tendência é que no Cabo, petistas ajudem Crivella. Por outro lado, Andinho e seu grupo apóie Pezão. E agora, galo?


 

 


Marina e Aécio

Quase certo o apoio de Marina Silva (PSB) ao candidato tucano Aécio Neves (PSDB). Marina e principalmente Beto Albuquerque (vice) estão muito magoados com os ataques petistas à ex-senadora na campanha. Esta terça-feira (7) a cúpula socialista esteve reunida o dia todo para tomar a decisão. Marina exige em troca do apoio, que Aécio assuma compromisso com o fim da reeleição. Assim, a ex-seringueira teria chances em 2018. Eduardo Jorge também deverá fechar com o tucano, bem como pastor Everaldo e Levy Fidelix. Por outro lado, Luciana Genro e todo PSOL deverá apoiar Dilma Rousseff (PT). Será uma disputa de centro-esquerda contra a centro-direita. Muitas emoções ainda irão passar por baixo dessa ponte.  

 

 

 

 

É só vitória

Depois de apurada as urnas, veio a decepção. Muitos que afirmavam votação expressiva foram verdadeiros fiascos. Mas nem por isso, dão o braço a torcer. Todos que foram entrevistados se disseram vitoriosos e satisfeitos com a performance. Como assim? Derrotado então só o povo? Os mais de 132 mil eleitores de Cabo Frio, que poderiam ter eleito, no mínimo, dois deputados federais e ainda uns três para estadual, ficaram com um de cada lado, mesmo assim, porque Marquinho Mendes que ficou como primeiro suplente do PMDB, será beneficiado com a saída de Pedro Paulo que volta para secretaria de Governo da capital. Fica a reflexão para a cidade. Onde estamos errando?



 


Vexame

E avaliando essas derrotas, alguns deram verdadeiro vexame nas urnas. Destaque para Bernardo Ariston (PR), que mesmo sendo dono da Rádio Litoral FM, teve praticamente a mesma votação de Zuleika – a mulher guerreira - uma mulher humilde que ganha a vida como ambulante. Enquanto o ex-deputado teve 761 votos, a humilde moradora do Cajueiro teve 716.  E pensar que um dia Bernardo já teve quase 90 mil votos. Quem diria?



 


Decepção

Para não chamar de vexame, ou seja, buscando eufemizar, quem decepcionou também foi Dr Taylor e Dr Paulo César. PC previa 70 mil votos. Embora nas ruas não era perceptível essa expectativa do deputado que tentava seu terceiro mandato, mas quem teria coragem de confronta-lo com esta realidade? Até porque, Paulo César não ouve ninguém. Como se elegeu misteriosamente nas últimas duas eleições, acreditou que nessa teria a mesma sorte. Eis que veio o revés. Que sirva de lição. Já Dr Taylor cometeu vários erros estratégicos, dentre os quais, apoiar um candidato de fora da cidade (Júlio Lopes) que disseram as más línguas, deu-lhe um calote na reta final da eleição, quebrando a campanha. Mas fica a máxima de Paulo freire, o grande pedagogo: “todo erro é pedagógico”. Agora é bola para frente e tentar erguer a cabeça.



 

Deprimidos

E pelo que se percebe, dos derrotados, dois amargam depressão e não saíram do casulo, nem para dar entrevistas ou falar com membros do seu próprio grupo. São eles Dr Paulo César e Bernardo Ariston. Há quem diga que estão deprimidos e revoltados com a população.



 

 

Duvideodó!

De um político graúdo da Região dos Lagos, quando soube que Dr Paulo César afirmava que conseguiria 70 mil votos nesta eleição: “Ele disse isso? Duvido que consiga metade disso! Eu não sou viado não, mas se Paulo César tiver 70 mil votos eu dou o meu…” deixa pra lá. Apesar do desafio arriscado, o cara sabia o que dizia, pois de gay, não tem nada, pelo contrário. PC não atingiu 30 mil (29.557), ficando com menos da metade do que havia previsto. Lamentavelmente, afinal, era um deputado atuante, especialmente na área da saúde.





Surpresa

A votação de Aquiles Barreto (SD) foi a maior surpresa dessa eleição. Enquanto todos previam algo em torno de 5 mil votos, ele deu banho em muita político experiente faturando 12.369 (8.221 somente em Cabo Frio). Prometeu um presente para o pai falecido (Alfredo Barreto) que aniversaria no dia da eleição e conseguiu. Lamentavelmente sua expressiva votação não lhe assegurou uma vaga na ALERJ. Mas com tantos votos, ele hoje ocupa o espaço de liderança emergente na cidade e muito cobiçado.

 

 


Ele mereceu

O deputado Janio Mendes (PDT), apesar de ter sido eleito com votação bem abaixo do que esperava (aguardava 60 mil votos e teve 28 mil) ele merece nossos aplausos e respeito. Foi um parlamentar atuante e defensor dos interesses de toda Região dos Lagos. Até o prefeito Alair Corrêa se redeu e em entrevista para Litoral News, durante a votação, acabou elogiando o mandato do deputado. Ele mereceu a reeleição.

 

 


Miguel venceu

A vitória de Marcia Jeovani para deputada estadual foi acima de tudo a vitória de Miguel Jeovani. Há cerca de três meses estive entrevistando o prefeito de Araruama e ele afirmava convicção na sua capacidade de eleger a esposa. Os adversários políticos riram dele. O colocavam como desgastado devido ao seu afastamento da prefeitura por seis meses. Durante toda campanha, os desafetos chacoteavam as pretensões de Miguel e Marcia. Mas as urnas mostraram o contrário. E agora, Miguel sai vitorioso, fortalecido e com pé na reeleição em 2016. O homem de bobo, provou que não tem nada.





Vidente?

Há quem prefira se consultar com vidente Carlinhos (que acertou o fracasso do Brasil na Copa e diz que Aécio será eleito), mas há quem aprecie mais as previsões do “Pai Alex do Cartão Vermelho”. O marqueteiro disse que Marcia Jeovani (PR) seria eleita com 40 mil votos ela obteve quase 35 mil. Disse que Marquinho Mendes (PMDB) deveria ser o primeiro suplente, e foi na mosca. Sobre Janio Mendes (PDT) afirmou que estava eleito e foi bingo. E sobre Dr Taylor, ele não teve coragem de declarar publicamente a votação decepcionante, mas fez uma análise, no mínimo estranha, se considerar o texto em si (parecia querer avisar que não se elegeria).

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias