Biquínis de Cabo Frio poderão ser exportados para Japão, Estados Unidos e Europa

Consultora que reposicionou a Havainas, visitou Pólo e já começa a trabalhar a possibilidade de levar os produtos para o mercado externo


Depois de reposicionar a Havainas no Brasil e colocar a sandália como objeto de desejo mundo afora, a executiva Angela Hirata, hoje sócia da Suriana Consultoria, está estudando levar os biquínis do Pólo de Cabo Frio para o Japão, a Europa e os Estados Unidos. Hirata esteve na terça-feira (14) com 199 empresários na região em um workshop no Hotel Tamoyo e na manhã de quarta-feira (15), tomou café da manhã na fábrica da PH Moda Praia e visitou várias lojas na rua dos biquínis, entre elas a Kaias e a Enseada.

 

“Os produtos são de ótima qualidade e tem muita brasilidade. Mesmo as empresas pequenas podem exportar, se tiverem planejamento e trabalharem um produto que agrade o gosto do cliente. As confecções de biquínis podem exportar em pequenas quantidades, com preços atrativos. Gostei dos produtos e estou levando os catálogos para iniciar a pesquisa. Acho que há demanda no Japão, Europa e Estados Unidos”, disse ela.

 

Recentemente, quatro empresárias da Rua dos Biquínis, inclusive Ana Gomes, sócia da PH Moda Praia, participaram de uma missão do Sebrae a Londres, com objetivo de estudar o mercado, conhecer tendências e práticas inovadoras. Segundo Ana Cláudia Vieira, coordenadora do Sebrae na Região dos Lagos, o segmento é formado por diversas micro e pequenas empresas e tem muito potencial no mercado interno e externo. “Queríamos trazer a Ângela no pólo porque sabíamos que ela iria se encantar. Os produtos são bonitos e de qualidade. Se a partir desse encontro houver a possibilidade de ajudar no crescimento das empresas, será ótimo para a região”, explicou Ana.

 

Hirata hoje está fazendo um trabalho grande no Japão com o vinho brasileiro Miolo. A executiva tem especial interesse por produtos artesanais e que reforcem a brasilidade. Na coleção da PH, por exemplo, os motivos tribais inspirados nas tribos brasileiras encantaram a consultora.

 

“As micro, pequena e média empresas, em qualquer parte do mundo, têm parte extremamente significativa no economia do país. No Brasil, por exemplo, representam 27%. É muito importante  inserir no mercado internacional os produtos com marca “made in Brasil”. “ Qualquer segmento tem potencial de exportar desde que se acredite no negócio e se mantenha claro o conceito e identidade do produto, sempre procurando inovar, sem entretanto alterar a identidade e o conceito do produto”, diz ela.

 

Hirata está fazendo a palestra “Desenvolvendo e posicionando a marca e o produto Made in Brasil mundo afora” em 12 regionais do Sebrae. O evento faz parte da 4a Semana Sebrae de Inovação e Tecnologia. Hoje, às 19h30, vai para Três Rios. Dia 16, estará em Duque de Caxias e Teresópolis. Dia 20 será a vez de Barra Mansa. A executiva irá ainda em Nova Iguaçu no dia 21 e a Niterói no dia 22.

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