Moradores do bairro Jacaré cobram funcionamento da Unidade Básica de Saúde ainda não inaugurada

UBS fica na Rua Samuel Bessa, apresenta estado de abandono e já foi saqueada


Moradores do bairro Jacaré, em Cabo Frio, estão reclamando da demora na inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e sofrem com a precária estrutura do posto de saúde antigo, que fica na Rua do Pomar. É que a UBS tem estrutura para atender mais e melhor os pacientes daquela comunidade. 

Conforme consta na placa da entrada da Unidade, a obra, no valor de R$ 489,5 mil, seria finalizada em julho de 2012. A construção é fruto de uma parceria entre governo federal e prefeitura, mas a burocracia estaria emperrando o funcionamento. Isso porque, de acordo com informações da associação de moradores do bairro, na documentação da obra o endereço da Unidade Básica estaria como sendo na Rua do Pomar e não na Samuel Bessa, onde foi construída. Este erro estaria emperrando o processo que possibilita a inauguração.

Essa demora está trazendo consequências desagradáveis a quem mora perto da obra. Por causa do fácil acesso à construção (que possui um portão que já foi derrubado), os moradores dizem que o local vem sendo vandalizado e utilizado até por consumidores de drogas. Além disso, várias peças já foram roubadas da obra, como vasos sanitários, pias de banheiro, ferramentas e até um janelão de blindex que já havia sido colocado. Outro problema, dizem os vizinhos, é na época de chuva, quando a água acumula lixo e vira foco de dengue.

Usuários querem celeridade

O serralheiro Jorge Rocha dos Santos é morador do bairro e trabalha em frente à futura UBS. Ele é diabético e hipertenso e por isso sua ida ao posto de saúde é frequente. Mas, segundo ele, há situações em que ele tem que se deslocar para postos de outros bairros por não conseguir ser atendido no posto da Rua do Pomar. "É triste você todos os dias olhar para essa obra e pensar que a gente estaria muito melhor de saúde se ela já tivesse sido inaugurada. Quando isso acontecer vai ser uma mudança na saúde da gente aqui. Mas está demorando demais e isso é dinheiro público. Temos direito de usar esse posto. Espero que se resolva o quanto antes", disse o serralheiro.

Quem faz coro com seu Jorge é Félix dos Santos, de 56 anos, o Dico estofador. Ele mora em Cabo Frio há mais de quatro décadas, tem um estabelecimento na Samuel Bessa, a poucos metros da UBS. Como Jorge Rocha, Dico também cobra funcionamento do posto de saúde. "Isso é um descaso com a gente. Vim morar no Jacaré há muitos anos, gosto daqui, temos um bom comércio aqui, mas a gente sofre com essa falta de atenção da prefeitura com a gente. Não dá para entender, só pode ser briga política. Eles não se entendem e a gente fica a mercê disso, esperando e sofrendo. Por que nós é que temos que pagar o prejuízo? O dinheiro é nosso, é dinheiro público que está aí dentro. Quero uma explicação", desabafou Dico.

Secretaria de Saúde afirma que processo está em fase final

Segundo o secretário de Saúde de Cabo Frio, Carlos Ernesto Dornellas, o processo de construção da referida unidade de saúde está em fase final para pagamento. "O que aconteceu foi um erro no processo inicial, feito no governo passado, onde constava um endereço errado do local. Por conta do endereço errado, não pode ser dada continuidade nas obras", afirmou Dornellas.

Ainda de acordo com o secretário, o processo já está na Procuradoria, em fase final. "Não podemos dar uma data certa no momento, mas acreditamos que ele será inaugurado em breve", finalizou.

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias