Instituto Estadual do Ambiente apura causa de incêndio que matou animais em extinção

Queimada aconteceu em Sabiá, distrito da cidade, em uma área que faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou terça-feira (25) que está apurando as causas de um incêndio que atingiu uma área de preservação ambiental e matou animais em extinção em Arraial do Cabo, na última sexta-feira (21). A queimada aconteceu em Sabiá, distrito da cidade, em uma área que faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol.

De acordo com moradores, o fogo começou por volta das 8h na localidade conhecida como 'Brejo Salgado'. Por causa do forte vento, as chamas se espalharam rapidamente. De acordo com a assessoria do Inea, o incêndio foi combatido pelos guardas-parques da região. 
Um jacaré do papo-amarelo, 22 tartarugas e nove cobras aparecem em uma foto que foi tirada por um morador de Arraial do Cabo. De acordo com o biólogo, Eduardo Pimenta, as espécies dos animais são consideradas em extinção.

"Diante de tantos problemas ambientais, diante da seca que assolou o estado recentemente, este é um duro golpe na saúde ambiental da região, pois com a queda da biodiversidade devido a morte das espécies em questão, principalmente, das que já estão na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção, a perda é grave e acelera o desequilíbrio ambiental de uma região que tem um orçamento significativo oriundo da exploração do petróleo que efetivamente não é investido no meio ambiente (gestão), em educação ambiental, fiscalização e combate a incêndios", disse o biólogo.

Fonte: G1 - Região dos Lagos
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias