A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session8e92a961bcb099e54cfa6a1e255159dcd9f250b9): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Guarda-parques sensibilizam cabo-frienses em Dia de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Guarda-parques sensibilizam cabo-frienses em Dia de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres

Somente nos últimos três meses cerca de 650 animais foram apreendidos em gaiolas


"Traficar animais silvestres é crime. Prender animais silvestres em gaiolas não é legal, não é ser bonzinho". O alerta em forma de desabafo é do subchefe dos Guarda-parques do núcleo de Búzios, Leonardo Sandre. Acompanhado da guarda-parque do Inea e organizadora do evento, Daiana Cabral, e dos guarda-parques Daniel Lopes e Anselmo de Oliveira, eles passaram toda a tarde desta segunda-feira (1º) - Dia Estadual de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres - na Praça Porto Rocha, em Cabo Frio. No local, uma pequena exposição de gaiolas, armadilhas e alertas à população.

"A gente faz a campanha, mas é preciso que as pessoas se conscientizem da crueldade desse tipo de ato. Para se ter uma ideia, de cada dez animais que conseguimos recuperar desses traficantes, oito infelizmente morrem. E muitos deles já são considerados em extinção", ressaltou Sandre. 

Vale lembrar que traficar ou prender animais silvestres é crime, previsto em lei, e pode acarretar em multa e até prisão por cinco anos.

Lista da extinção: de dez animais na lista do Estado, Cabo Frio está perdendo cinco

E não só os pássaros que sofrem com o perigo de extinção. Conforme alertou o guarda-parque, entre os dez animais que estão no topo desta lista, no estado do Rio de Janeiro, Cabo Frio, infelizmente, está dizimando cinco deles: mico-leão-dourado, preguiça de coleira, ouriço-caixeiro, lagarto da praia e o pássaro formigueiro de litoral (espécie endêmica e só existe entre na faixa entre Macaé e Araruama).

Saiba mais

O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes da fauna silvestre devido a sua imensa biodiversidade. Esses traficantes movimentam cerca de 10 a 20 bilhões de dólares em todo o mundo, colocando o comércio ilegal de animais silvestres na terceira maior atividade ilícita do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. O Brasil participa com 15% desse valor, aproximadamente 900 milhões de dólares.

A fauna apresenta números relevantes em relação a biodiversidade no mundo. Entre os vertebrados, o Brasil abriga 517 espécies de anfíbios (das quais 294 são endêmicas), 468 de répteis (172 endêmicos), 524 de mamíferos (com 131 endêmicas) , 1.622 de aves (191 endêmicas), cerca de 3 mil peixes de água doce e uma fantástica diversidade de artrópodos: só de insetos, são cerca de 15 milhões de espécies (Ministério do Meio Ambiente, Relatório Nacional sobre a iodiversidade, 1998).

A devastação das florestas e a retirada de animais silvestres já causaram a extinção de inúmeras espécies e conseqüentemente um desequilíbrio ecológico. Os animais mais exóticos, raros e até ferozes, dentre muitos outros, pagam com a vida pelo simples prazer que algumas pessoas têm em possuir um animal silvestre em casa.

Seguindo uma lógica cruel - que determina o valor da espécie pela sua raridade e grau de ameaça de extinção, o tráfico da vida selvagem é hoje um dos principais fatores do desaparecimento da fauna brasileira.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias