Ipomeas são protegidas na Praia do Peró, em Cabo Frio

Plantas são consideradas importantes para evitar que a areia chegue ao asfalto


Uma área ocupada por ipomeas (uma planta típíca de restinga e que é fixadora de dunas e areias litorâneas) está livre do risco de pisoteio na Praia do Peró, em Cabo Frio. Atendendo ao pedido de ambientalistas e moradores do local, o Peró Praia hotel, com autorização da Secretaria municipal de Meio Ambiente, usou moirões para cercar a área.
 
A proteção foi comemorada por todos. Temia-se que as ipomeas, que nasceram naturalmente, fossem pisoteadas pelos banhistas na alta temporada. Elas são consideradas importantes para evitar que a areia da praia chegue ao asfalto.
 
"Tomara que este seja o início da recuperação da Praia do Peró prometida pelo prefeito Alair Corrêa, que prometeu transformar o balneário na Búzios de Cabo Frio", comemorou o quiosqueiro Sorriso que, por iniciativa própria, mandou gramar e colocou plantas típicas no quiosque fica ao lado da torre do G-Mar.
 
O nome científico da ipomea é "pes-caprae", que vem de pé de cabra devido a forma que suas folhas apresentam - os folíolos bilobados formam um "V" lembrando a ponta do pé de cabra. Apresenta vistosas flores azuladas ou albas e fruto capsular.
 
"As ipomeas são também denominadas de "vegetação de ante-duna". Ocupa a faixa logo após a área de domínio das marés. A sua proteção é super importante", disse o engenheiro cabofriense Marcelo Haddad, ex-secretário de Meio Ambiente de Búzios.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias