Fórum Comunitário do Projeto Rema acontece no próximo sábado, na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

O intuito da iniciativa é de promover a discussão e reflexão sobre os impactos e mudanças nessas localidades


No próximo sábado (13), na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, vai acontecer o Fórum Comunitário do Projeto Rema (Rede de Estudos para o Meio Ambiente). O evento vai começar às 10h, próximo ao posto de pesagem da Colônia de Pescadores. O objetivo do encontro é promover a discussão e reflexão sobre os impactos e mudanças provocados no meio ambiente.
 
Em Cabo Frio, o Fórum Comunitário será um debate público, provocado por apresentações artísticas e exposições de informações. A realização do Fórum se caracteriza como uma primeira ação coletiva de intervenção dos jovens participantes do projeto. 

O Projeto Rema – Rede de Estudos para o Meio Ambiente - é um projeto de educação ambiental exigido pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA. O projeto é realizado pela Chevron Brasil que opera uma plataforma de produção de petróleo no mar.

Produzido pelos próprios jovens, as apresentações artísticas estão baseadas em técnicas do CTO-Rio (Centro de Teatro do Oprimido), que serão utilizadas como uma ferramenta para envolver os demais atores da comunidade na discussão de ações coletivas. O objetivo de utilizar o método do Teatro do Oprimido para promover estes debates públicos se centra na capacidade da técnica artística em superar as barreiras da linguagem, podendo, além de veicular informações, convocar os comunitários a propor e experimentar soluções a partir de representações do cotidiano. 

Para complementar as encenações de teatro e ao mesmo tempo legitimar as situações que serão ali interpretadas, serão expostos também os resultados da pesquisa realizada pelos jovens junto à comunidade, que teve como objetivo discutir as problemáticas locais da atividade pesqueira artesanal.

O Fórum é uma atividade onde a participação da comunidade é imprescindível. Portanto, gostaríamos de convidar os comunitários dos municípios citados a comparecer a atividade e participar das discussões.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias