Micro e pequenas empresas são principais responsáveis por vagas geradas na Região dos Lagos

Foram criados quase três mil postos de trabalho em 2014, diz Sebrae-RJ


As micro e pequenas empresas (MPE) da Região dos Lagos foram as principais responsáveis pela geração de empregos na região em 2014. De acordo com estudo do Observatório Sebrae-RJ, produzido com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, as MPE criaram 2843 empregos, enquanto as médias e grandes empresas (MGE) fecharam 425 postos. Somadas as 184 vagas disponibilizadas na administração pública, a Região dos Lagos encerrou o ano com um saldo líquido de 2602 vagas. O resultado praticamente se igualou ao de 2013, quando foram criados 2665 vagas na região.

Saquarema foi a principal responsável por este resultado. Lá, as micro e pequenas empresas geraram 957 vagas. Cabo Frio e São Pedro da Aldeia também se destacaram, com 815 e 754 postos novos criados pelas MPE. 

O movimento positivo das MPE da Região dos Lagos se repetiu no Rio de Janeiro e na média nacional. As MPE do estado geraram 59.021 novas vagas , enquanto as MGE fecharam 24.276 postos de trabalho. Mesmo com algumas regiões apresentando queda do desempenho de 2014 em relação a 2013, em todas as regiões do estado o saldo líquido de empregos gerados pelas MPE no ano passado foi positivo. Já entre as MGE apenas as regiões Baixada Fluminense II, Serrana II, Costa Verde e Noroeste Fluminense apresentaram saldo positivo.

Serviços e comércio foram os que mais assinaram carteiras

Os setores de serviços e comércio foram os responsáveis pelo maior número de carteiras assinadas em todo o estado em 2014, criando 35.747 e 7.217 vagas, respectivamente. Na análise segundo o porte, entre as micro e pequenas empresas, apenas a indústria de transformação fechou postos em 2014. Os destaques novamente ficaram com os setores de serviços, construção civil e comércio, que juntos geraram 60.078 postos de trabalho. 
 
"Aqui na Região dos Lagos temos acompanhado o crescimento de novos empreendimentos, o que tem dinamizado a construção civil, e a melhora dos serviços e do comércio, que todo ano crescem com o verão. Também vemos as micro e pequenas empresas se esforçando para se profissionalizar. Os atendimentos do Sebrae crescem a cada ano na região e é uma satisfação ver as empresas buscando se estruturar, seja fazendo cursos, consultorias de gestão ou mesmo se associando em busca de empoderamento e melhorias. Vemos isso no turismo e no segmento de moda praia, por exemplo", explicou Ana Cláudia Vieira, coordenadora regional do Sebrae.
 
Empretec orienta empreendedores em potencial: palestra gratuita dia 12 de março

O investimento na educação continua sendo um bom aliado na hora de conquistar vagas no mercado. A maioria das que foram criadas pelas MPE do estado (89%) foi ocupada por trabalhadores que possuem ensino médio completo ou estão cursando ou terminaram o ensino superior. Por conta disso, o Sebrae-RJ oferece programa extenso de treinamento, que envolve desde oficinas de gestão (de compras, planejamento financeiro, pessoal) até cursos elaborados com objetivo de mudar completamente a competitividade da empresa, a exemplo do Empretec e do Ferramentas de Gestão Avançada.
 
"No dia 12 de março, vamos fazer uma palestra gratuita em Cabo Frio para explicar o modelo do Empretec a todos os interessados em empreender. Trata-se de uma das mais importantes ferramentas de capacitação empresarial disponíveis no país para quem ter sucesso trabalhando por conta própria. O seminário foi desenvolvido pela ONU e quem faz acaba provocando alterações muito significantes em seus negócios. Hoje temos na região empresas que até mudaram seu perfil de negócio depois desta experiência. Sabemos que esse é um ano difícil e a criatividade será fundamental para manter os bons resultados”, completou Ana Cláudia.
Categorias: Economia

Fotos da notícia




Outras notícias