Pedágio da Ponte Rio-Niterói vai baixar de preço

Ecorodovias vence o leilão e valor vai passar de R$ 5,20 para R$ 3,70 em junho


A Ecorodovias ganhou o leilão de concessão da Ponte Rio-Niterói realizado na manhã desta quarta-feira (18) em São Paulo. A empresa propôs uma tarifa de pedágio de R$ 3,2844, um deságio de 36,67% ao relação ao teto de R$ 5,1862 estabelecido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. Mas, com as atualizações, o valor do pedágio será de R$ 3,70 a partir de 1º de junho, valor 28,85% menor.

A atual administradora da Ponte, a CCR, ofereceu proposta de de pedágio de R$ 4,24, um deságio 18,2%, o pior lance entre os concorrentes. Seis grupos disputaram o leilão, que começou às 10h.

A Ecorodovias foi criada em 1997 pela Primav Construções e Comércio, do Grupo CR Almeida, empresa do setor de construção pesada. A partir de 1998, a empresa fez parceria com a europeia Impregilo International, do Grupo Impregilo, construtora de capital aberto da Itália, que depois adquiriu participação acionária na brasileira.

Foi o primeiro leilão do setor de infraestrutura do ano. É também a primeira rodovia federal a ser concedida novamente. A nova concessão terá validade de 30 anos e exigirá investimentos de R$ 1,3 bilhão ao longo desse período.

Rio espera que saia concessão para mais três rodovias

O secretário dos Transportes do Rio de Janeiro, Carlos Osório, disse que já há um pleito junto ao Ministério dos Transportes para a concessão de mais três rodovias no Rio de Janeiro, entre elas o techo Sul da BR-101, o Arco Metropolitano e a antiga estrada Rio São Paulo. "Há viabilidade para isso e com o sucesso do leilão da Ponte Rio-Niterói estamos animados".

O contrato de concessão da Ponte Rio-Niterói vence em maio, após 20 anos. Foi a primeira grande estrutura rodoviária concedida à iniciativa privada, em 1º de junho de 1995. Como trata-se de um projeto já consolidado, os riscos são mais reduzidos, segundo especialistas.

Vencedora administra, entre outras, o sistema Anchieta-Imigrantes

O lance que mais se aproximou do valor ofertado pela Ecorodovias foi o do Consórcio Guanabara, formado pela A. Madeira Indústria e Comécio, uma empreiteira de obras rodoviárias que presta serviços ao DER; Coimex Empreendimentos e Participações, sócia da Ecorodovias no trecho da BR-101, na Bahia; Urbesa Administração e Participações e Rio do Frade Empreendimentos, do ramo de construção, com sede na cidade de Serra, no Espírito Santo. O grupo ofereceu um lance de R$ 3,3590, um deságio de 35,23%.

A Triunfo Participações deu lance de R$ 3,8699, deságio de 25,37%; a CS Brasil ofereceu o valor de R$ 4,7895, deságio de 21,34% e Bertin Infraestrutura fez um lance de R$ 4,1417, deságio de 20,13%.

A vencedora Ecorodovias Infraestrutura e Logística administra entre outras o sistema Anchieta-Imigrantes, através da Ecovias, que liga São Paulo ao litoral e o corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, que liga a região metropolitana de São Paulo ao Vale do Paraíba.

Ligação com Linha Vermelha é obra obrigatória

Por dia, 151 mil veículos passam pela Ponte e, no ano, são 56 milhões. O vencedor ficará responsável por operar, fazer a manutenção, monitorar e conservar a estrutura atual e implantar melhorias no trecho de acesso à ponte até o entroncamento com a Linha Vermelha.

A nova concessão engloba também a Avenida Portuária (com extensão de 3,1 km), permitindo o acesso de veículos pesados vindos da Avenida Brasil à área portuária.

Entre as obras obrigatórias, está a ligação da ponte com a Linha Vermelha por meio de uma via elevada. Isso evitará que os motoristas que se dirigem à Baixada Fluminense e à Rodovia Presidente Dutra utilizem a Avenida Brasil.

A concessão prevê ainda a construção de uma passagem inferior do tipo "mergulhão" na Avenida Feliciano Sodré (direção leste-oeste) passando sob a Praça Renascença, em Niterói, o que vai proporcionar maior fluidez ao tráfego.

Com informações de O GLOBO
Categorias: Economia

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