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Detro multa e apreende ônibus e vans irregulares em Cabo Frio nesta quarta (25) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Detro multa e apreende ônibus e vans irregulares em Cabo Frio nesta quarta (25)

Infrações cometidas por empresas podem ser punidas imediatamente após denúncia; Salineira afirma que problemas foram pontuais e vai recorrer


Cinquenta e oito veículos vistoriados e três ônibus retirados de circulação por falta de condições de tráfego, além da aplicação de 16 multas que somaram R$ 13.050,68. Motoristas sem carteira de habilitação e irregularidades como: plataformas elevatórias para cadeirantes com falhas operacionais, extintor de incêndio sem condições de uso, problemas de conservação, entre outros. Este foi o resultado da Ouvidoria Itinerante do Departamento de Transportes Rodoviários, o Detro, nesta quarta-feira (25), em Cabo Frio.

Desde que foi lançada, no dia 16 de março, a Ouvidoria Itinerante já percorreu o terminal João Gourlart, em Niterói; Rodoviária Novo Rio e terminal Américo Fontenelle, no Rio de Janeiro; e Terminal Rodoviário de Nova Iguaçu. Nestas ações, a fiscalização recolheu 56 coletivos sem condições de tráfego e aplicou 163 multas.

Em Cabo Frio, desde cedo uma equipe de fiscais do departamento, acompanhados pessoalmente pelo secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, está desde cedo no município percorrendo terminais de ônibus, pontos e rodoviária, ouvindo reclamações e verificando in loco os problemas. As irregularidades identificadas pelos passageiros serão encaminhadas para a fiscalização que poderá autuar o veículo. 

Autuações e apreensões

Na operação do Detro, ônibus foram multados e vans apreendidas.

No Terminal Rodoviário Alexis Novellino, a auto viação 1001 foi autuada por não cumprimento do horário do ônibus que faz a linha Cabo Frio-Macaé. "O intervalo entre os carros é de uma hora para cada saída e isso não está sendo cumprido. Recebemos muitas reclamações de usuários, principalmente de trabalhadores e idosos, dizendo que os ônibus não saem na hora e que esse atraso é diário.
Essa situação não pode continuar", completou Maria de Fátima.

Já na Rua 25 de Dezembro, em São Cristóvão, na chamada Rua das Vans, três delas foram apreendidas, sendo uma delas, pirata (sem autorização). Outras quatro multas foram aplicadas no local, por falta de licenciamento do veículo e outras irregularidades relativas à documentação.

"As ações do Detro serão permanentes e é fundamental que as pessoas participem denunciando, principalmente o transporte pirata, que é um risco para a população", acrescentou o secretário de Transportes do Estado, Carlos Osorio.
 
Salineira explica por que problemas são pontuais

Segundo o diretor da Salineira Gerson Luiz da Silva, os problemas apontados pela fiscalização do Detro - elevador para cadeirante, extintor de incêndio e lâmpada queimada - são pontuais, e que isso não significa negligência operacional.

"Num universo de mais de 250 veículos, que rodam cerca de oitenta mil quilômetros por dia, uma ou outra lâmpada acaba queimando e nós trocamos em seguida, nossa vistoria é regular. Não é comum de acontecer, mas acontece", explicou Gerson.

Com relação ao elevador para cadeirante, o gerente de manutenção da frota da Salineira, Carlos Basso, afirmou não haver nada de irregular. "O Detro disse que o problema é com a trava que prende a cadeira à plataforma elevatória. Todo o sistema do elevador é elétrico, com opção de manual. Tem casos em que algumas dessas travas têm que ser acionadas manualmente pelo fato de acumular areia ou barro nas peças, por conta de muitos carros passarem por estradas de chão e atoleiros em dias de chuva. Mas elas funcionam", explicou Carlos. A Salineira vai recorrer da multa por conta do elevador.

Como denunciar ou reclamar
 
Desde janeiro, a fiscalização do Detro já retirou de circulação 170 ônibus regulares e aplicou 196 infrações. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar suas ações. Para colaborar, os cidadãos podem utilizar a ouvidoria por meio dos telefones (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. É importante que o usuário informe para a ouvidoria o local, o horário e o número do veículo que cometeu a irregularidade.

matéria atualizada às 21h
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