Discussão sobre Lagoa de Araruama aponta Arraial do Cabo como maior poluidora

Esgoto despejado no Canal da Álcalis seria um dos motivos de peixes mortos; comissão da Alerj vai visitar as seis cidades banhadas pela lagoa


A Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai visitar os seis municípios da Região dos Lagos do Rio que estão sendo afetados com a mortandade de peixes na Lagoa de Araruama. O anúncio foi feito na terça-feira (14) durante uma audiência pública na Casa. Na reunião, a poluição e as formas de combate foram abordadas. Entre as seis cidades banhadas pela lagoa, a principal poluidora apontada pela comissão foi a cidade de Arraial do Cabo.

Arraial e São Pedro da Aldeia devem ser as primeiras a receber a visita dos deputados da comissão. Nas visitas, será analisada a poluição que tem causado a morte de peixes na lagoa. Os outros municípios que serão visitados são Saquarema, Araruama, Iguaba Grande e Cabo Frio. "Vamos ouvir gestores e sociedade civil. É um problema muito sério, já que a nossa lagoa não é apenas atração turística, mas também fonte de renda para muitas famílias da região. Nossos pescadores sobrevivem dali", disse Marcia Jeovani, presidente do colegiado.

Segundo a integrante do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos, Mariana Araújo, que participou da audiência, representantes de todos os municípios que cercam a Lagoa de Araruama foram convocados e todos estão fazendo alguma coisa para reduzir a poluição, com exceção de Arraial do Cabo. "Foi citada a Prefeitura de Arraial do Cabo como a maior poluidora da Lagoa de Araruama, o prefeito de Arraial não compareceu e as pessoas que tinham estavam como ouvintes", contou.

Canal da Álcalis

Para os ambientalistas, um dos grandes problemas de Arraial é o Canal da Álcalis. No local, o meio ambiente se esforça pra sobreviver. A área está abandonada com as carcaças das balsas que transportavam conchas e pertenciam à Companhia Nacional de Álcalis, desativada em 2006. O canal, que foi aberto pela própria fábrica e serviu para a navegação, desemboca na Lagoa de Araruama e despeja uma água de cor verde escura e cheiro forte.

Atualmente, o fornecimento de água em Arraial é feito por uma concessionária. Mas captação, tratamento e despejo do esgoto são de responsabilidade da Prefeitura. "O que a gente sabe é que o esgoto não é 100% tratado. Ele é tratado de maneira primária onde se tira só o sólido e lança o restante na Lagoa de Araruama", explica Mariana.

Despejo de esgoto e consequências

Em 2009, uma empresa de engenharia foi contratada para fazer o estudo sobre o saneamento básico da cidade. O documento se tornou o Plano Municipal de Saneamento e precisa ser aprovado e implementado até o fim deste ano, senão perde o investimento do Governo Federal.

O estudo afirma que é feito o despejo de esgoto tratado no Canal da Álcalis, mas de acordo com o biólogo Eduardo Pimenta, a situação no local não parece confirmar esse tratamento. "Tem muita matéria orgânica sólida em decomposição, um odor muito forte e desagradável, sugerindo que não seja um esgoto tratado", explica. Ainda segundo o biólogo, as consequências desse despejo são socioeconômicas e ambientais. "Ambientais porque degrada o corpo hídrico, compromete as condições de balneabilidade, dos turistas que estariam procurando a região da lagoa, compromete a economia pesqueira, trazendo um colapso setorial a todos os municípios da Lagoa de Araruama", finaliza.

A data para a visita da comissão da Alerj às cidades da Região dos Lagos ainda não foi definida.

G1 - Região dos Lagos
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias