Dicas para começar a planejar a viagem pela Europa

Organizar uma viagem pela Europa depende de diversos fatores, mas o RC24h te ajuda a dar os primeiros passos


Se está pensando em se aventurar em terras europeias durante as férias de 2015 e 2016, existem algumas dicas que não pode esquecer, para que a viagem não vire uma dor de cabeça. Se você é um iniciante, o ideal é procurar uma empresa com profissionais experientes e que você confie, para planejar os destinos. Hoje existem muitas especializadas em preparar um roteiro exclusivo com a sua cara e que te darão todo o suporte se algo der errado.

 

Mesmo que o viajante tenha um espírito mais aventureiro e corajoso e pretenda se arriscar sozinho nesta jornada, existem perguntas básicas que deve se fazer para começar a planejar uma viagem: Que tipo de viagem quero fazer? Para onde vou? Quantos dias vou ficar em cada lugar? Que meio de transporte vou escolher? Quanto quero gastar?

 

Levando isso em conta, o RC24h preparou um tutorial com dicas básicas e, na nossa opinião, mais importantes para começar a planejar a sua próxima viagem. Bom, vamos lá:

 

- O passaporte é o seu maior bem

O passaporte precisa estar com você o tempo inteiro. Parece bobagem, mas o passaporte é o único documento brasileiro válido nos países europeus. Se ele for roubado, provavelmente você terá uma grande dor de cabeça para retirar outro junto ao consulado. Portanto, não desgrude do seu nem por um segundo.

 

Para viajar para Europa é necessário ter um passaporte válido por mais de 6 meses. Se você for viajar e a data de expiração de seu passaporte estiver para vencer dentro do período de sua viagem, o ideal é solicitar outro.

 

Já que estamos falando de passaporte, vale lembra que a Europa permite livre circulação, sem a necessidade de visto, entre os países pertencentes a área Schengen num período de até 90 dias destinado a turismo.

 

Os 25 países pertencentes a área Schengen são: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Hungria, Alemanha, Grécia, Holanda, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.

 

- Seguro Viagem

Uma das exigências para entrar em um país da Europa é o Seguro Saúde. Vale a pena economizar sempre, mas não nesse quesito. É sempre recomendado adquirir um Seguro Viagem que pode minimizar os impactos financeiros caso seja necessário cancelar uma viagem já planejada, além da cobertura de despesas médicas e possíveis emergências.

 

- Economizando

A Europa é um dos destinos mais caros atualmente. E, se você pretende conhecer países como Inglaterra onde a moeda é a Libra, sua viagem pode mais do que quadruplicar. Então, você precisa ter uma média de quanto dinheiro pode gastar.

 

Se o seu orçamento está curto, aproveite para planejar passeios ao ar livre. A Europa é um continente muito belo e você não precisará gastar dinheiro com entradas para aproveitar ao máximo sua viagem. Existem opções como aproveitar os parques e praças, muito comuns nos países europeus. Admirar a Torre Eiffel em Paris, o Big Ben em Londres e a Torre de Pisa na Itália, por exemplo, podem ser passeios inesquecíveis e gratuitos.

 

Além disso, prefira conhecer a cidade andando. Você economizará e irá aproveitar toda a cultura que as cidades europeias oferecem. Caminhar pelas ruas é respirar cultura, história. Um bom mapa te ajudará nesta missão. Todas as Igrejas construídas há anos, as praças belíssimas, as estátuas, obras de arte e monumentos espalhados pelas cidades já lhe darão um grande panorama da beleza e riqueza cultural dos destinos.

 

Sem contar que você se sentirá parte do lugar e não apenas mais um turista. Cada pequena descoberta, como um artista de rua ou uma feira de produtos orgânicos, terá um valor muito maior.

 

- Onde ficar

Se você estiver fazendo por uma agencia de viagens, eles já te darão opções confiáveis. Se você for procurar por hostels ou hotéis na internet, é indicado que pesquise muito a respeito da empresa, leia as resenhas de pessoas que já se hospedaram nos estabelecimentos e veja o que o local oferece, como café da manhã e estacionamento, para ter certeza que ele se adequa ao que está querendo.

 

O que é preciso levar em consideração é a localização da hospedagem. Uma boa localização é fundamental. Não vale a pena ficar num hotel muito barato se tiver que gastar muito dinheiro com transporte. De preferência a hospedagens onde você poderá se locomover a pé ou perto de metros e trens.

 

- As barreiras da língua

Embora na maioria dos países europeus mais visitados as pessoas falem inglês, saber o básico da língua do país que se está abre portas e ajuda ao buscar informações. O ideal é se planejar antes da viagem e aprender algumas palavras e frases básicas na língua do pais que você vai visitar.

 

- Carregadores e Adaptadores

Uma dica é comprar um adaptador universal que pode ser encontrado antes mesmo de embarcar, em lojas no aeroporto. É horrível chegar num país estranho e não ter como se comunicar com a família. Cuidado também ao carregar produtos que não sejam bivolt pois a maioria dos países na Europa utiliza a voltagem de 220V. Vale a pena também se informar com o hotel, alguns disponibilizam carregadores se for pedido.

 

- Comida

É importante se lembrar que você não está no seu país. A cultura é outra e dificilmente você encontrará um restaurante igual ao que você já está acostumado. Portanto, se abra para novas experiências. Prove as comidas típicas, isso faz parte de conhecer a cultura local.

 

Os food trucks, que são os famosos caminhões de comida, são muito comuns na Europa. Eles são uma ótima opção para quem não quer gastar muito e tem lanches deliciosos como crepes e hot-dogs.

 

- Trem

Para os brasileiros que pretendem conhecer várias cidades e até países da Europa, o trem é o jeito mais prático. O trem é o modo mais europeu de se viajar: Eficiente, seguro, confortável e de quebra mais barato. Se você estiver indo de Paris para Londres, por exemplo, existem passagens por apenas 30 euros.

 

Há maioria das estações de trem ficam nos Centros das cidades e se conectam as linhas de metrô, o que facilita chegar em qualquer ponto. Além disso, a maioria das empresas fazem vendas online, o que permite comprar as passagens antecipadas e até conseguir um desconto.

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias