Mulheres jovens gastam cinco horas por semana tirando selfies, diz pesquisa

Tempo é gasto com preparativos para a foto, como maquiagem e iluminação. Em média, elas publicam 3 autorretratos por dia


O inofensivo selfie, tirado às centenas pelos jovens, pode estar ocupando um precioso tempo na vida das pessoas, principalmente entre as mulheres mais jovens. Uma pesquisa realizada por um site britânico, publicada no “Mirror”, mostra que elas gastam em média mais de cinco horas por semana apenas com os autorretratos.

 

Foram entrevistadas duas mil mulheres. Entre as que tinham entre 16 e 25 anos, a média de tempo gasto em cada selfie foi de 16 minutos, três vezes ao dia. Claro que esse tempo não é medido apenas no clicar do botão, mas nos preparativos com maquiagem, iluminação, até que a foto agrade. São 48 minutos por dia, cinco horas e 36 minutos por semana.

 

Falta de autoconfiança

 

A pesquisa apontou para uma tendência significativa entre as jovens: o sofrimento com a autoestima. A confiança em seus corpos está ligada ao número de “curtidas” que recebem nas redes sociais. De fato, 22% das entrevistadas nessa faixa etária informaram que receber “likes” para inflar o ego como a principal razão para os selfies, e 27% confessaram que apagam as fotos em minutos se não receberem curtidas em grande número.

 

A procura do par perfeito

 

Outro motivo bastante citado foi a busca por um par. Uma em cada três entrevistadas admitiram usar os selfies mais sensuais para tentar chamar atenção de um par em potencial. Uma em cada cinco disseram publicar autorretratos como forma de vingança contra ex-parceiros. E quatro em dez se tornaram mais analíticas em relação ao próprio rosto, descobrindo falhas antes não percebidas.

 

Tempo gasto com a aparência

 

A rotina padrão para uma sessão de selfie, disseram as entrevistadas, consiste em refazer a maquiagem, ajeitar o cabelo e a roupa, encontrar uma boa posição em local com boa iluminação. Em média, após seis fotografias, o “selfie perfeito” é compartilhado em ao menos duas redes sociais.

 

E os autorretratos não causam impacto apenas entre as mais jovens. Considerando todas as entrevistadas, 28% admitiram tirar um selfie ao menos uma vez por semana. Mais da metade delas concordaram que tirar um autorretrato atraente melhora o humor quando elas não estão se sentindo bem com a própria aparência.

 

Fonte: O Globo

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias