Paisagismo: dicas e tendências para manter um jardim em casa

Mesmo em espaços pequenos, é possível manter uma área verde agradável


Não há dúvidas de que manter um jardim e itens naturais em uma residência faz toda a diferença. Um paisagismo bem elaborado traz vida, além de deixar o ambiente mais aconchegante e agradável. Para a criação de um paisagismo natural, é preciso estar atento as condições climáticas do ambiente. O paisagista Glauco Brasil dá dicas de plantas nativas da região como opção para quem quer investir em uma área verde na residência.

 

“Para quem tem quintal e áreas mais amplas eu indico o Ipê e o Pau Brasil, que são árvores grandes, que fazem sombra e são nativas. Tem também os Cactos Nativo, que funcionam tanto em áreas amplas como também num jardim menor”, disse ele.

 

Ambas as espécies, segundo o paisagista, ficam muito boas em praças e residência: “Elas Atraem muitos passarinhos, caem poucas folhas e as raízes não destroem as calçadas”, reforça as vantagens. Além disso, Glauco garantiu que estas árvores são bastante resistentes, o que é uma vantagem na Região dos Lagos, que é uma região que sofre bastante com a incidência dos ventos fortes.

 

 

É preciso levar em conta também o período longo de estiagem que o Sudeste tem enfrentado. Sem chuvas com frequência, Glauco cita as plantas regionais, tanto da Serra quanto da Praia. “As opções são Araçá, Bacupari, Pitanga, Gabiroba e Aroeira. Elas são árvores frutíferas, respondem bem a estiagem e também são espécies da região”, contou.

 

 

 

Pequenos espaços

 

 

Com o crescimento cada vez mais das cidades, os espaços estão menores – casas são derrubadas e prédio são construídos no lugar – e com isso, um novo seguimento ganhou força no paisagismo: o jardim vertical. Para o paisagista, “é possível criar um ambiente verde em qualquer lugar ou tamanho. Depende da criação do paisagista”.

 

E quem disse que em apartamento não pode ter pequenas árvores? Árvores frutíferas de pequeno porte, como as pitangas, ficam ótimas em vasos. Mas, para ficarem bonitas, é recomendável pelo menos quatro horas de sol por dia.

 

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias