Colunista RC24h - Edviges Unsonst: Acne


Olá!

Hoje vamos falar sobre ACNE.   
           

                                         

Acne é derivada da palavra grega Akmé que significa eflorescência, ponto de elevação. É uma patologia cutânea polimorfa, crônica do folículo pilo-sebáceo, afecção relativamente comum, tem seu início na puberdade por volta dos 12 anos, podendo estender-se até a idade adulta compreendendo assim diversas faixas etárias.

 

Principais fatores desencadeadores: Aumento da produção sebácea, obstrução do folículo piloso, proliferação bacteriana, inflamação, aumento da síntese de ácidos graxos, fricção excessiva da pele, utilização de alguns produtos inespecíficos, hiperqueratose, causa hormonal / genética.

 

 

CAUSAS:

 

Existem diferentes tipos de acne. A acne mais comum é o tipo que se desenvolve durante a adolescência. A puberdade faz com que os níveis hormonais fiquem elevados, especialmente a testosterona. Esses hormônios estimulam as glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo).

 

As crianças e os adultos mais velhos também podem ter acne.

 

Superprodução de sebo na pele e concentração de células mortas nos folículos pilosos da pele, estão entre as causas de acne. Esses fatores resultam em obstrução, com acúmulo de bactérias e inflamação.

 

Os folículos pilosos estão ligados a glândulas sebáceas, que secretam uma substância oleosa, conhecida como sebo, para lubrificar o seu cabelo e pele. Quando o corpo produz uma quantidade excessiva de sebo e células mortas da pele, os dois podem se acumular nos folículos pilosos, criando um ambiente onde as bactérias podem prosperar.

 

Esse cenário pode fazer com que o folículo se torne inchado e inflamado, acumulando pus, formando a espinha. Também pode acontecer de o folículo se abrir e escurecer, gerando um  comedão(cravo).

 

 

FATORES DE RISCO:

 

Alterações hormonais no corpo podem provocar ou agravar a acne. Tais alterações são comuns:

 

  1. Em adolescentes
  2. Dois a sete dias antes do período menstrual
  3. Em mulheres grávidas
  4. Em pessoas que usam certos medicamentos, incluindo aqueles que contêm corticoides, andrógenos ou lítio.

 

A acne pode ser irritada ou agravada por:

 

  1. Estresse
  2. Tocar muito no rosto
  3. Suor excessivo
  4. Deixar o cabelo em contato com a pele, o que pode deixar a pele mais oleosa
  5. Trabalhando com óleos e produtos químicos regularmente
  6. Atletas ou fisiculturistas que tomam esteróides anabolizantes também estão em risco de agravar ou desenvolver acne.

 

SINTOMAS DA ACNE:

 

Acne se desenvolve mais frequentemente na face, pescoço, peito, ombros, ou costas e pode variar de leve a grave. Pode durar alguns meses, muitos anos, ou ir e vir durante toda a vida.

 

Geralmente, a acne provoca apenas espinhas e cravos. Às vezes, pode evoluir para cistos e nódulos. As lesões císticas são espinhas, que são grandes e profundas, muitas vezes dolorosas e que podem deixar cicatrizes na pele.

 

A acne pode levar à baixa estima e, por vezes, á depressão. Essas condições necessitam de tratamento, juntamente com o da acne em si.

 

 

TRATAMENTO DA ACNE

 

O tratamento da acne foca em reduzir a produção de óleo na pele, acelerar a renovação celular, combater à infecção bacteriana e reduzir a inflamação. Em alguns casos, a pele pode piorar antes de ficar melhor.

 

Procedimentos cosméticos iniciando com limpeza de pele, peeling químico e microdermoabrasão, lasers também podem auxiliar no tratamento, mas muitas vezes é necessário a ajuda do dermatologista que pode recomendar medicação tópica ou oral.

 

Temos hoje excelentes produtos para tratamento da acne como:

  1. Previne a reincidência de acne e suas lesões inflamatórias na pele;
  2. Diminui a espessura da pele através da ação queratolítica;
  3. Possui atividade antimicrobiana;
  4. Atua como cicatrizante e controlador da oleosidade;
  5. Clareia a lesões hipercrômicas  pós inflamatórias;
  6. Renova a pele através de uma descamação segura.

 

Mas é através de uma avaliação, que pode-se direcionar ao tratamento mais adequado 

 

Até a próxima semana!

 

 

*A Dra. Edviges Unsonst (CREFITO: 127157-F) atende no consultório de Fisioterapia Dermatofuncional - Leste Shopping, sala 27, Espaço Saúde: (22) 99944-3954 ou 2643-6048. Em Búzios, o atendimento é feito na Med Up: (22) 2623-2919.

 

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias