BOCA MIÚDA: Bastidores da Política da Região dos Lagos nesta quinta-feira (28)

Adrian Mussi tenta tirar cadeira de Marquinho Mendes; Briga de foice de Janio e Marquinho pelo PSD de Cabo Frio; Zezinho ameaça largar Liga Anti-Chumbinho; Renatinho Vianna já tem 11 partidos e muito mais...


O sonho de Mussi

Tem um site de Macaé, ligado ao suplente de deputado pelo PMDB, Adrian Mussi, que está na cola de Marquinho Mendes. Primeiro sentenciou sua cassação definitiva. E na noite da quarta-feira (27), divulgou matéria que caiu como bomba em Cabo Frio e os adversários de MM transformaram em pólvora. Na referida matéria, Mussi, entra com ação na justiça para tirar Marquinho da suplência, para que ele possa assumir o lugar. Na alegação, MM não pode ocupar a suplência por estar cassado. Mussi não se conforma. Já por aqui, não se fala em outra coisa na cidade. Tentei falar com Marquinho e foi em vão. Procurei então “Dr Magno Mago dos Tribunais”. Sabe qual foi a resposta? “Já estou cansado de tanto responder isso. Desde 2008 que minha vida praticamente se resume em dizer que Marquinho não está cassado” – disparou ironicamente. Fiz de teimosa e insisti. Tentei ser mais clara. E ele, complementou a resposta apenas com um “deixa Mussi choramingar, eu mesmo não vou perder um dedo de sono essa noite por causa disso” – voltando a ironizar.  Eu tive que rir.

 

 

Nota de Marquinho

"Sobre a notícia do suposto pedido de cassação do meu mandato na Câmara dos Deputados, esclareço não ter tomado conhecimento oficialmente. Permaneço no cargo com muita tranquilidade, pois confio plenamente em Deus e na competência dos meus advogados que, mais uma vez, pela fundamentação já apresentada e pelo fato de estar sub-júdice o processo, certamente terão integral sucesso junto ao plenário do TSE, tal como ocorreu por unanimidade no TRE/RJ. A vontade popular demonstrada através do voto, prevalecerá sobre as especulações políticas. Sendo assim, estaremos retornando do recesso parlamentar defendendo, como sempre fizemos, nossa cidade, região, estado e país".

 

Rolo compressor
Marquinho Mendes (PMDB) tem andado bem intocado ultimamente. Só sai pra buscar partido. Assim como fez nesta quarta-feira (27), na sede do PT de Cabo Frio, num encontro entre a executiva estadual, que foi recebida pela municipal, tendo como pauta, apoio ao Marquinho. O acordo foi selado. E, na próxima semana, Marquinho deverá ir a Maricá para apertar a mão de Quaquá, presidente estadual da sigla. Com isso, MM passa ter o maior tempo de televisão disparado entre os adversários. Somente o PT tem mais 4 minutos e o PMDB praticamente mesmo tempo. Estima-se que mais de 10 minutos de campanha televisiva para o ex-prefeito estão garantidos.

 

 

Rolo compressor 2
Além do PT e PMDB, Marquinho garante que já tem o apoio do PPS, SD, DEM (que foi comprometido diretamente com Rodrigo Maia, ou seja, sem precisar de Dirlei), PTB, PSB e PSD. Na mesma hora questionei, uma vez que Rodrigo Siqueira, novo presidente municipal, disse que está fechadinho com Janio. Ele limitou-se a me responder assim: “está comigo, eu te garanto. Depois você me cobra isso lá na frente pra ver se eu não tinha razão” – respondeu de bate-pronto. A confiança no que dizia era tanta que resolvi mudar de assunto.


 

Queda de braço continua

Embora Marquinho tenha colocado de forma convicta que está com PSD nas mãos. O que se viu na tarde de ontem, foi Janio Mendes reunido com os presidentes de alguns partidos, dentre os quais, Rodrigo do PSD. E disse assim na legenda: “Hoje (27) tive uma reunião importante com os presidentes do PSD, PSDC e PSL, quando iniciamos os preparativos para as eleições deste ano”. E o Partido Social Democrático, pivô dessa queda de braço, tem nada mais nada menos que quase dois minutos de TV. E por causa desses dois minutos a queda de braço deve virar briga de foice.  

 

Memes de Adriano

Mal Dr Adriano deflagrou a pré-candidatura dele a prefeito, já vem apanhando de todos os lados. Agora, na internet, lançaram memes desmoralizando o trabalho de marketing que ele começou a fazer com destacado sucesso essa semana. Analistas políticos acreditam que Adriano foi inocente e provocou a ira dos outros candidatos quando tenta se por diferente dos demais no modo de fazer política. Esse banner aí ao lado viralizou em alguns grupos de zap-zap. Tripudia das tais 108 portarias que Alair diz que Adriano tem (ou teve), mas que o vereador nega até a morte! 

 

 

 

A revolta do grupão

Um grupão de vereadores de Cabo Frio estive reunido durante toda a manhã desta quinta-feira (28), discutindo meios legais para anular a publicação do orçamento que o prefeito Alair publicou sem a autorização da Câmara. Ou seja, Alair  teria cometido um ato ilegal, não respeitando as emendas da câmara e será derrotado no plenário. Ele terá que promulgar ou vetar as emendas. A verdade que esse grupão já não suporta mais tanta zona. Mas ao que parece, a publicação do orçamento da cidade retirando as emendas dos vereadores acabou sendo a gota que faltava no copo cheio de mágoas. Dos ausentes, somente Emanoel Fernandes (PROS), Marcello Corrêa (PP), Vinícius Corrêa (PP) e Paulo Henrique (PR).

 

IPTU da discórdia

Embora em recesso parlamentar, a Câmara de Búzios tem recebido representantes de segmentos comunitários, comerciais e da hotelaria, pra discutir a correção feita pelo Governo Municipal nos valores do IPTU para 2016. Uma reunião na manhã desta quinta-feira (28), foi conduzida pelo presidente Henrique Gomes (PP), da qual participaram os vereadores Messias Carvalho (PDT) e Lorram Silveira (SD), Filipe Lopes (PSD), o secretário municipal de Fazenda, Renato de Jesus, e assessoria jurídica da Câmara. Participaram ainda as assessorias de outros vereadores. A vereadora Joice Costa, que presidiu Comissão que fez revisão no Código Tributário Municipal, sem mexer no IPTU, justificou ausência por estar participando de Congresso do PSDB Mulher. Esse reajuste do IPTU está irritando em demasia a população buziana, que promete não deixar barato.

 

Rolo compressor de Arraial

O rolo compressor de Arraial do Cabo, por enquanto, tem sido Renatinho Vianna (PROS), que já contabiliza como partidos que vão apoiá-lo o PRB, DEM, PTB, PTC, PRTB, PR, PHS, PSL, SOLIDARIEDADE, PT do B e o seu mesmo, PROS. Disse que a adesão espontânea está sendo “incrível”. Renatinho é o convidado para #15MinutosNoRC para próxima semana. 

 

 

 

 

Rolo compressor de Arraial 2

Ainda sobre Renatinho, no mínimo 10 sonham com a cadeira de vice dele. Mas Renatinho ainda não decidiu. Perguntei se Ayron ou Serginho tinham chances. Ele disse que sim, mas a decisão só mais tarde.

 

Ironia do destino

Ayron Freixo, que está deixando PT de Arraial, na boca dos petistas, deverá ser mesmo o vice de Renatinho e acreditam que vai para o PROS. Mas outras fontes dão conta de que o vereador deve ir para o PRB. O mesmo que foi o causador do conflito dentro do partido onde se elegeu vereador. Lembrando que que nas eleições para governador, o PT fechou apoio com o PRB de Crivella  no segundo turno. Ayron preferiu seguir com Pezão, a pedido de Andinho. Essa escolha lhe custou a expulsão (ou quase expulsão) do partido de Quaquá. Ayron tinha tudo e muito mais dentro do PT. Escolheu outro lado. E agora, pode estar diante da maior ironia do destino. Vamos ver se as especulações se confirmam.

 

Não me representa

Iédio Rosa, vice-prefeito de São Pedro da Aldeia, parece estar mesmo sonhando com a possibilidade de se lançar pré-candidato a prefeito e não descarta a sugestão de Carlindinho de colocar a esposa dele, D. Lenir como vice. Mas esse não parece ser um projeto que agrade os demais membros da Liga Anti-Chubinho. O primeiro a dizer que não topa é Zezinho Martins (SD), o vereador disse que essa chapa não representa o modelo de mudança que ele, Robinho e Rui defendem. “É preciso coragem pra mudar. Coragem pra romper com tudo isso que está aí há tantos anos e o povo só levando a pior. Essa chapa não me representa. Assim, tô fora!” – disparou Zezinho, o homem da CPI da Saúde. E agora? Será que o leite derrama?

 

 

 

Antes do fim

PS1: SEPE Lagos teve o perfil do facebook retirado do ar. Os sindicalistas acusam Alair de incitar seu séquito de internautas a desmoralizar o sindicato publicamente.

 

PS2: Nesta quinta-feira, o entrevistado no #15MinutosnoRC é o prefeito de Búzios.Assunto na pauta IPTU da discórdia.

 


PS3: Janio Mendes (PDT) foi entrevistado nesta quarta-feira pelo pastor Fabrício, que tem um programa de rádio na Cabo Frio AM. Próxima semana o sabatinado será Silas Bento, na quarta-feira (3), a partir das 11h. Imperdível! depois da entrevista, o deputado foi até a CEI, igreja de Fabrício, onde almoçou um frango (segundo disse delicioso), no projeto que fornece almoço gratuito a vários necessitados da cidade.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias