BOCA MIÚDA Bastidores da Política da Região dos Lagos nesta segunda-feira (11)

Renatinho Vianna pega PT e PTB no mesmo sábado; Janio revela motivo da saída de Ruth do PDT; Marquinho liberado para votar como quiser no impeachment; Cristiane Fernandes pode ser vice de Alair; PP de Búzios leva Messias, Lorran e Joice numa tacada só; Chiquinho não perde gol e muito mais...


Catalisador

O pré-candidato a prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (PRB), fez dois gols importantes, quase simultaneamente, no último sábado, dia 9. Foi recebido com entusiasmo por correligionários que lotaram o ato de filiação do PTB, do candidato Kaká. Ficou latente que tem liga nessa dupla. O Clube Apollo ficou pequeno. Concorridíssimo, contou com a presença de José Bonifácio, que sempre participa de eventos ligados a Renatinho (revelando que apesar do histórico de disputa entre PDT e Renatistas, Zé está mais para os amarelos insatisfeitos que os laranjas satisfeitos com o governo). Dudu de Nardinho (PP), Ayron Freixo (PRB) e Serginho (PHS) também estiveram presentes. Muitos desses sonham com a vaga de vice de Renatinho. Mas apesar da concorrência, mantiveram elegância e o foco na união contra a máquina.

 

 

 

Catalisador 2

E saindo do Apollo, Renatinho Vianna (PRB) correu para o encontro dos petistas, onde cerca de 40 filiados estiveram presentes entre eles, o presidente do diretório municipal, Pica Pau. Finalmente o PT bateu martelo e fechou a aliança para a disputa deste ano. Todos sabem que apesar de Reginaldo ser vice de Andinho, não é de hoje que ele não participa em nada do governo. Estavam rompidos desde 2014. Reginaldo Mendes não compareceu em decorrência de problemas de saúde do sogro, mas apoiou a decisão do grupo. Duas importantes alianças concretizadas na mesma noite sinalizando que Renatinho está com uma capacidade invejável de catalisar as principais lideranças políticas da cidade em torno de um projeto de mudança, que tanto os cidadãos anseiam. Como diriam os antigos, “porrou na lula” (tradução: lacrou!)

 

 

 

 

Todos querem 

Todos querem ser vice de Renatinho Vianna (PRB). A disputa está entre Ayron, Serginho, Kaká e até Dudu. Todos querem essa vaga. Curioso que não percebemos a mesma cobiça no grupo do prefeito. Por lá, a vaga já teria sido oferecido para todos, mas ninguém quer. Mesmo debaixo de denúncias de mais 400 contratações feitas por Andinho no último mês, ninguém acredita no sucesso dessa empreitada. Deve ser difícil para o prefeito e o primo dele convencer a população que continuidade deles é avanço. A cada dia surgem memes feitos por anônimos da internet, que desmontam essa estratégia fragilizada por si só. Algumas bastante constrangedoras, como essa aqui ao lado. 

 

 

 

 

Estilo Temer

O deputado Janio Mendes (PDT) concedeu uma entrevista nesta segunda-feira (11), na rádio, que voltou a causar burburinho. Ao final, falou da saída de Ruth Shuindt de sua nominada. Sem titubear, jogou na luz os argumentos absolutamente fisiológicos que a fizeram mudar de lado, às vésperas da eleição. Segundo Janio, “Ruth confessou que estava mudando porque o pastor dela, Samuel Gonçalves,fechou com Marquinho, por isso, ela deveria se submeter ao pedido do líder religioso, que via na questão, uma oportunidade imperdível dela ser a prefeita, uma vez que o próprio pastor não acredita na viabilidade política de MM, por isso, Ruth acabaria assumindo o Executivo cabo-friense”. Será que o pastor teve uma revelação? Ou está torcendo contra Marquinho mesmo? Coisa bem esquisita. Janio jura que não exagerou uma vírgula.

 

 

 

 

 Ainda é cedo

Mas não é bem assim. Marquinho Mendes (PMDB) comentou comigo ao telefone, que “se sentiria honrado em ter Ruth como a vice dele, mas ainda seria prematuro afirmar isso”. Marquinho destacou também que depois de fechar a nominata, o próximo passo será a elaboração do plano de governo. Mas sobre vices, tudo não passa de pura especulação. "Não decidimos nada ainda nesse sentido".

 

 

Voto de Marquinho

Momento difícil na vida de Marquinho. Sofrendo enorme pressão na questão do voto no impeachment de Dilma. Além de ter interesses políticos pessoais com relação ao PT (alianças municipal que envolve quatro minutos de TV), Marquinho sempre disse que Dilma é honesta e avalia o que está acontecendo como golpe. Mas a verdade seja dita, a pressão dos conservadores da região, está sendo muito forte. Não queria estar na pele dele. Picciani já meio que se posicionou que deverá ser contra a queda da presidenta, em apresentação de relatório nessa segunda (11), liberou a bancada do PMDB do Rio, para votar com sua consciência. E agora Marquinho?

 

 

 

Estilo Brizola

Janio  Mendes (PDT) aproveitou a entrevista na rádio para mais uma vez reafirmar suas impressões sobre o empréstimo que Alair sonha em conseguir. Para Janio, os R$ 300 milhões almejados pelo prefeito, “deverão ser colocados no bolso e o prefeito em seguida vai picar a mula”. Lembrou um estilo Brizola de falar zuando. Quem ouvia, teve que rir.

 

 

A vice de Lalá

Essa segunda-feira (11) surgiu um comentário forte em Cabo Frio, sobre esposa do vereador Emanoel Fernandes (PRP), Cristiane Fernandes (PRP), ser a provável vice, na chapa de Alair Corrêa (PP), na disputa pela reeleição. Aliás, Emanoel tem se destacado na ajuda ao prefeito. Foi inclusive ele que indicou a moção de aplausos ao Senador Crivella (PRB) e fez um discurso lembrando que todas as grandes obras realizadas em Cabo Frio foram feitas pelo atual prefeito.

 

 

 

 

 

 

 

Crivella em Cabo Frio

A presença de Marcelo Crivella (PRB) em Cabo Frio, na última semana reuniu figuras importante das cena política local. De Araruama à Búzios. Muitos dos que compareceram tem fortes chances de se sagrarem prefeitos nessa eleição. O PRB de Crivella foi a legenda que mais cresceu na nossa região, e pela quantidade de gente importante reunida, percebe-se que Crivella está com caminho bem pavimentado para disputa de governador em 2018.

 

 

 

 

Político tem que ser assim

Chiquinho da Educação (PDT), de Araruama é um político como poucos. Na Branca Confeitaria, onde aconteceu um coquetel para os candidatos do PRB, passei por ele, quando levava à boca, um pastel de forno (apetitoso), pedi para fazer uma foto dele com a esposa depois, ele imediatamente soltou o pastel na bandeja de uma garçom, limpou a boca com o braço. Eu disse que podia esperar. Ela respondeu assim “esperar nada, político em época de campanha tem que ser disponível o tempo todo”, catou a esposa Lívia (pré-candidata a prefeita em Araruama pelo PDT) e fez a pose para a foto. Chiquinho é desses que não perde o gol.

 

 

 

 

Marcia na TV ALERJ

Deputada Marcia Jeovani (PR) foi destaque na TV ALERJ na semana passada. “Gravei o programa Toda Mulher da TV ALERJ sobre a atuação da Comissão Especial do Empoderamento da Mulher no Esporte e na Política. Ao lado da deputada Marta Rocha, presidente da comissão, falamos sobre os desafios e a maior participação da mulher no processo político atual, assim como o incentivo e a valorização na área esportiva neste ano em que o país sedia os Jogos Olímpicos. ?#‎TodaMulherAlerj”. Marcia vem consolidado cada dia mais sua liderança como mulher de nossa região.

 

 

 

 

PP de Búzios vitaminado

O PP (Partido Progressista) deu uma calça arriada em geral da cena política buziana, e numa tacada só, levou para dentro da sigla três fortes vereadores de postura independente. São Eles Messias Carvalho (ex-PDT), Lorran (que estava sem partido) e Joice (ex-PSDB). Tudo isso, numa articulação habilidosa do presidente municipal Henrique Gomes. Desta maneira, o partido fica poderoso e delimita um espaço importante da disputa nas eleições de outubro. E no andar da carruagem, com Dornelles governador em exercício, está mais do que certo que a vaga de vice de André Granado saia desse quarteto. Desta maneira, o partido passou a ter maioria na Câmara e sai mais vitaminado que todos.

 

 

 

Antes do fim

 

Petistas unidos

Os petistas da Regiãos dos Lagos estão unidos para tentar evitar que o impeachment de Dilma seja aprovado. Nesta segunda-feira (11), um ônibus cheio levou militantes para participar de encontro com Lula e Chico Buarque, na Lapa. Sexta-feira (15), vão realizar ato na Praça Porto Rocha, em favor da presidenta, a partir das 16h.

 

Meu querido

O presidente da Câmara cabista, Luciano Tequinho (PPS), é adorável. Me recebe sempre com muita gentileza durante as sessões, mesmo sabendo que muitas vezes estamos na casa pra ver o circo pegar fogo. Por isso, deixo meu registro de carinho pelo nobre edil. Figura querida por todos, Tequinho além de carismático, consegue ser um cavalheiro como poucos. Se ele estivesse no lugar de uns e outros, provavelmente a disputa na cidade seria menos favorável para a oposição.

 

 

Não é candidata

A delegada Dra Flavia Monteiro da 132 DP, fez uma postagem no perfil dela do facebook negando veementememnte que seja candidata a qualquer cargo eletivo e tampouco esteja filiada a partido político. Desabafou e deixou bem claro que qualquer coisa diferente disso é boato. A especulação nesse sentido era enorme.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias