Colunista RC24h - Kakáh Federico - HIPERTENSÃO x MUSCULAÇÃO: O hipertenso pode praticar musculação?


A hipertensão (pressão alta) é uma doença silenciosa, crônica e está atrelada, além do fator genético, principalmente a má qualidade de vida(obesidade,sedentarismo, consumo excessivo de sal, stress etc). Já se sabe que a população hipertensa ou com picos hipertensivos sobe a cada ano no mundo todo, até abril de 2015, eram 30 milhões de hipertensos somente no Brasil (IBGE). 


O tratamento da hipertensão arterial é baseado em remédios (beta bloqueadores) e/ou modificações no estilo de vida, incluindo exercícios físicos regulares, desde que submetidos à avaliação clínica prévia. Esses exercícios, devem ser de intensidade moderada, de três a cinco vezes por semana, em sessões de 30 a 60 minutos de duração.


E musculação? Pode? A resposta é SIM. A musculação ajuda a regular a pressão arterial, com excercícios de intensidade  moderada e alternância de segmentos, e aliado ao treino aeróbio, tem-se tido um resultado ainda melhor, inclusive em alguns casos, com alunos sendo liberados por seus médicos do uso de remédios (beta bloqueadores), além do efeito hipotensivo pós-treino (a pressão pode permanecer normal até 9h pós treino). 


A musculação, por favorecer ainda a captação da glicose pelas fibras musculares (o que ajuda a equilibrar os níveis circulantes de açúcar e insulina) assegura, assim, proteção aos vasos. Isso porque, quando existem excessos açucarados na circulação, aumentam as chances de surgirem machucados na parede dos vasos, o chamado endotélio. Essas microlesões, por sua vez, servem de estopim para o entupimento das artérias — processo que culmina em infartos e derrames.


Porém, há exercícios contra-indicados: 


- não realizar exercicios de cabeça para baixo; 

- não realizar exercícios com cargas elevadas com os membros superiores (não executar exercícios com peso acima da cabeça);

- não realizar exercicios isométricos (pranchas, etc);

- não fazer bloqueios na respiração durante o exercício. 

O motivo de tais exercícios serem contra-indicados,(cabeça para baixo e pesos acima da cabeça) se deve ao baixo calibre dos vasos existentes na cabeça.


Todo o  programa de treino deve ser considerado à volta da medicação envolvida que o aluno, por ordem médica, faz uso e com a liberação do médico para a atividade em questão. O treino físico deve ser prescrito por um profisisonal de educação física formado.

 

*Kakáh Federico é profissional de Educação Física (UFRRJ), proprietária da Academia Vibe Gym, Pós Graduada em  Medicina do Esporte e da Atividade Física (UGF/RJ). Membro efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias