STF abre mais dois inquéritos contra Cunha na Lava-Jato

Pedidas por Janor, investigações estão sob segredo de justiça


O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de mais dois inquéritos para investigar o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). As novas apurações estão sob segredo de justiça e foram pedidas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O parlamentar é suspeito de ter cometido corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

 

Agora, Cunha responde a quatro inquéritos e uma ação penal no STF. Além disso, aguarda a análise da corte um pedido de afastamento do parlamentar do mandato de deputado e do cargo de presidente da Câmara. Não há previsão de quando o caso será julgado em plenário.

 

A ação penal contra Cunha foi aberta em março pelo STF e investiga se o deputado recebeu propina no valor de US$ 5 milhões, decorrentes da contratação de navios-sonda por parte da Petrobras. Em um dos inquéritos, Cunha é suspeito de manter contas secretas no exterior. Segundo a Procuradoria-Geral da República, o deputado recebeu mais de R$ 5 milhões em propina para facilitar a compra do campo de Benin por parte da Petrobras. A mulher dele, Cláudia Cruz, e a filha Denielle Cunha também teriam se beneficiado com o dinheiro mantido nessas contas.

 

O segundo inquérito trata de propina que o deputado teria recebido propina para liberar dinheiro do FGTS para o projeto do Porto Maravilha, no Rio. A liberação teria sido viabilizada por Fábio Cleto, aliado de cunha que ocupou uma vice-presidência da Caixa Econômica Federal.

 

Fonte: O Globo

Categorias: País

Fotos da notícia




Outras notícias