A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session84f6ffea8e56834b05cb4717c6320174410e0682): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Colunista RC24h – Alexandre Costa: Corrupção Nossa de Cada Dia | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Colunista RC24h – Alexandre Costa: Corrupção Nossa de Cada Dia


Estamos vivendo um período onde o fenômeno da corrupção assumiu proporções extremas e manifestando-se em praticamente todas as esferas da sociedade. Mas o que é “ser corrupto” e qual é a sua parcela de participação nesse fenômeno?

 

A palavra Corrupção, de acordo com o dicionário Michaelis, vem do latim corruptione e significa "ação ou efeito de corromper", "decomposição", "putrefação", "depravação", "desmoralização", "devassidão", "sedução" e "suborno". Em nossa sociedade a palavra ficou culturalmente relacionada a atos desonestos.

 

Não há uma única razão que leva uma pessoa a ser corrupta. Existem inúmeras pesquisas e estudos sobre este fenômeno nos campos da psicologia, psiquiatria, sociologia, neurociências, entre outros, que apontam para diversos fatores relevantes. Isso nos leva a conclusão de que o comportamento corrupto (seja ele frequente ou apenas em um determinado contexto) é determinado de forma multifatorial. Sendo assim, para dizer o porquê de uma pessoa ter se corrompido, seria necessário analisar todo o seu histórico de vida e todos os contextos que a envolveram até aquele determinado momento.

 

Independentemente da causa, é possível mencionar os três tipos mais comuns de corruptos que existem em nossa sociedade:

 

Corrupto Manipulador: é aquele que identificou a corrupção como uma fonte de lucros e benefícios para si mesmo, consegue aprender os processos e desenvolver mecanismos para exercê-la da maneira mais lucrativa e discreta possível, manipulando, dissimulando e usando quaisquer recursos para alcançar, manter e ampliar suas metas de corrupção. Muito comum entre psicopatas, políticos e líderes religiosos.

 

Corrupto Hipócrita: não é tão elaborado quanto o manipulador, mas também compreende os mecanismos que envolvem a corrupção e os usa em seu benefício, sabe conscientemente que é corrupto, mas nega isso terminantemente, mesmo diante de provas concretas contra seus atos. Não sendo tão discreto, assume uma postura de atacar outros, com o propósito de tirar o foco de si próprio e ao mesmo tempo eliminar concorrentes.

 

 

Corrupto por Negação: é aquele que aprendeu a corrupção culturalmente e a exerce em seu dia a dia de forma natural, não identificando suas atitudes como atos de corrupção. Critica e se sente agredido pela corrupção exercida por outros, mas quando um policial o aborda para dar uma multa, ele logo oferece uma propina em troca de ser liberado; não devolve para o dono a carteira ou celular perdido que encontrou na rua, fura fila sempre que possível, tem gatos de luz, água, tv a cabo, etc. e inúmeros outros delitos, mas acredita não ser corrupto e quem é corrupto são apenas os políticos que roubam muitos milhões.

 

Negar fazer parte de um fenômeno tão negativo quanto à corrupção é um mecanismo psicológico de fuga que a pessoa desenvolve para não ter que tomar providências concretas contra suas atitudes, que implicaria em uma revisão moral e em mudanças difíceis.  Nega-se a existência de um problema, que em alguns momentos traz benefícios, para não ter de enfrentá-lo, evitando a reprovação social, mantendo as crenças pessoais de integridade, honestidade e consciência “leve”.

 

Por mais doloroso que possa ser, para rompermos com a doença da corrupção, é preciso dar o primeiro passo, ou seja, reconhecermos o problema em todas as suas dimensões para podermos encontrar as soluções.

 

Seja qual for a razão, a corrupção nunca deve ser justificada ou aceita, sendo uma responsabilidade de cada um de nós evitá-la e combatê-la constantemente.

 

 

Alexandre Costa – Colunista do RC24h, Psicólogo, bacharel em Teologia e pós-graduado em Sexualidade humana.     www.facebook.com/alexandre.costa.psicologo

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias